quarta-feira, 20 de novembro de 2019

JESUS O GRANDE SOL.


20 de novembro de 2019 quarta-feira 
No Programa "COM MARIA PELAS ESTRADAS DA VIDA"
 
A Liturgia (são gestos, leituras sinais, tudo que se faz numa celebração) do 33° domingo comum que vivenciamos no último dia 17 deste mês,   faz a  Bíblia nos revelar que o sábio Rei Salomão por volta do ano 587 a.C. construiu o 'Templo de Salomão" (plagiado por um charlatão que  bem conhecemos e para fins de enriquecimento ainda mais) que acabou sendo destruídos. 

Foi o Rei Herodes considerado um grande construtor, quem praticamente o reconstruiu. Era verdadeiramente magnífico e aconteceu que um dia uns acompanhantes de Jesus, estavam “boquiabertos” com tanta beleza, quando Jesus fez um anúncio profético e triste ao dizer:  “não ficará pedra sobre pedra, tudo será destruído”. 

De fato no ano 70 da nossa era, Jesus já tinha voltado para o Pai, quando os conquistadores romanos destruíram tudo. Foi uma analogia feita por Jesus, para dizer aos discípulos que passariam por uma grande tribulação, mas que ainda não era o fim dos tempos, mas sim, um momento de testemunhar a fé e permanecer firmes, como meio de conquistar a vitória. 


Se pensarmos  nos romanos que chegaram a construir uma arena para se divertirem com a morte de cristãos trucidados por leões, entendemos logo o que Jesus disse. Entra Malaquias e afirma o desaparecimento dos ímpios e dos soberbos e o nascimento do sol de Justiça, para os que o temem e o respeitam e gozarão da salvação. Reparem que estamos falando de Jesus, uma aproximação com as revelações do exemplo do advento que se aproxima.

Enquanto isto, o salmista canta alegre a vinda do Senhor que julgará a terra inteira com a justiça de onde deriva sua misericórdia. São fatos que parecem obscuros,mas precisamos aplicar à nossa vida. Nenhum templo formado de nós, por mais lindo que seja se manterá de pé se faltar a massa forte do amor. Os que pensavam que suas obras fossem imortais, não pensaram que viria um batalhão sem escrúpulos que tudo destruiria.

A proximidade do advento nos convida a uma conversão ao Amor, não só para amar a Deus sobre todas as coisas, mas amar-nos porque é na intensidade com que nos amamos que nos vamos orientar para amar o próximo.

Jesus é o grande Sol, ele vem, vem para iluminar a todo homem e mulher que o acolher, distribuindo com abundância suas graças. 

Se caminhamos com Maria pelas estradas da vida nunca nos esqueçamos de examinar seu comportamento em cada momento em que foi convidada a repetir seu sim, aprendamos a viver e amar com ela, Maria é modelo das nossas vidas nunca foi superado, jamais será.     

Rogai por nós., SANTA MÃE DE DEUS E NOSSA.