terça-feira, 4 de outubro de 2016

INSTRUMENTO DA VOSSA PAZ

São Francisco de Assis é o grande santo que a Igreja celebra hoje, 4 de outubro.
Muito querido, é dele a oração que todos cantam ou rezam: Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz... 

Sim, todos queremos que o Senhor faça de nós instrumento de paz, de sua paz, aquela que só Ele nos pode dar.  E a queremos para levar  amor onde houver ódio, perdão onde houver ofensa, união onde houver discórdia, verdade onde estiver o erro, esperança onde tem lugar o desespero, alegria para mandar para bem longe a tristeza, luz para  brilhar entre os homens  e dar glória ao Pai que está no céu, dissipando toda treva.

Só que muitas vezes encantados pela beleza das palavras, enlevados pelos acordes musicais, acabamos por proferi-las da boca para fora o que faz com que não frutifique, por não brotar do coração.

Deus é fiel e espera fidelidade de nós.

Nem devemos deixar de reparar que depois do que acima repetimos, entra a segunda parte da oração, exigente de muito amor e altruísmo, quando pedimos: Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado.

Esta parte nos revela a alma despojada de Francisco, seu despojamento, seu desejo de imitar o Mestre que disse: eu não vim para ser servido, mas para servir.

Nada pedia para si, mas para o próximo de quem fez motivo de vida, podendo em verdade, repetir com o Apóstolo Paulo: o zelo pela tua causa me devora, porque absolutamente consciente de que o segundo mandamento é semelhante ao primeiro, ama a teu próximo como a ti mesmo.

Ao mesmo tempo, não é que Francisco tenha esquecido ou negado que tudo quanto pedia para o outro ele também precisava e conclui sua oração: pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna. Perfeita confissão de saber que Deus não se deixa vencer em generosidade por nós.

Como ele, busquemos as coisas do alto, é lá que Deus está. 

Grande oração, ótimo repeti-la muitas veze, com o coração.



CINCO MINUTOS COM MARIA.
Programa de hoje na Rádio América AM 690