domingo, 12 de novembro de 2017

O PATRIMÔNIO CULTURAL Dr.ARMOJO

Hermógenes Honorato Conceição de Lima Fonseca

Chovia muito na madrugada do dia 12 de dezembro de 1916. A folhinha marcava a devoção a Santo Hermógenes. Na margem direita do rio Itaúnas, no Sítio José Alves, nascia Hermógenes Honorato Conceição de Lima Fonseca, registrado assim em homenagem ao santo do dia. Nascia um dos maiores conhecedores de nossa terra capixaba, de nossa cultura popular, de nossas tradições.

Dom Grilo e seu violino
A mãe de Beatriz disse:
- Vá já pra o quarto, que está na hora de criança dormir!
- Mas eu não estou com sono, mãe!
 Tem que ir dormir. E é agora!
Beatriz foi para o quarto e se deitou. A mãe veio e apagou a luz. Beatriz fechou os olhos e ficou ouvindo um grilo cantar.
Beatriz se levantou, acendeu a luz e o grilo parou de cantar. Beatriz apagou a luz e o grilo reiniciou seu canto. Ela então ficou ouvindo Dom Grilo cantar.  Depois, levantou e foi procurar onde estava o grilo. Assim, toda noite, Beatriz deitava-se e apagava a luz para ouvir o grilo tocar seu violino.
Mas, um dia, a empregada, ao limpar o quarto, encontrou o grilo e matou o bichinho. Quando ela estava varrendo, Beatriz viu seu grilinho morto e abriu o berreiro de choro, gritando para a empregada:
- O grilinho era meu! Ele cantava para eu dormir e  você foi matar o meu grilinho!
A empregada penalizada, saiu e foi procurar outro grilo, deixando a  casa por varrer. Demorou, demorou, demorou, mas trouxe dois grilinhos e botou no quarto de Beatriz.
De noite, os grilinhos fizeram um dueto de violino para ela dormir. E assim faziam todas as noites.
Quando Beatriz cresceu, foi aprender a tocar violino.      

Do livro Estórinhas Ecológicas