sexta-feira, 7 de março de 2014

FLEXIBILIDADE


Comprei um livrinho de meditações e estou gostando muito de lê-lo, são pensamentos breves, quanto profundos e bem interessantes. 

Sobre a flexibilidade, o que é isto? É mais ou menos assim, quando dá um vento muito forte a árvore flexível vai vergar, o vento vai soprar, soprar, mas quando passar, a árvore se ergue de novo. É uma árvore flexível. 
Ao contrário, aquela outra é tão rígida que o vento não a faz vergar, mas se for mesmo um vento muito forte, o que vai acontecer? vai arrancar a árvore do solo, com raiz e tudo. Acho que todo mundo já viu uma árvore assim.

Importa que sejamos pessoas flexíveis, se você pensa que uma coisa fica melhor de um jeito e outra pessoa diz que é melhor do outro, e isto não causa nenhum transtorno, o que custa concordar?


As vezes, presenciamos pessoas que discutem, uma quer ter mais razão do que a outra, nunca vão chegar a um acordo, podendo causar tragédia. Não são poucos os casos até de homicídio, por um não querer ceder ao invés,  fazer prevalecer sua razão.

Há pessoas que pensam que só elas estão certas, só o que elas pensam é bom, todos os outros estão errados.

Melhor sermos flexíveis, exercitar a verdadeira virtude da flexibilidade, tendo (ou adquirindo) capacidade de adaptação às coisas que não podem ser mudadas, ao modo das pessoas com as quais convivemos. Admitir que não somos os donos  da verdade, que a verdade do outro pode ser melhor que a nossa, estar prontos a aprender, mesmo supondo que quem nos ensina nada tem a ensinar e ensinar o que sabemos, como bom amigo da paz.

Tudo o que é inflexível tende a quebrar-se ao menor impacto.

É tempo de quaresma, convertei-vos e crede no Evangelho, ouvimos ao receber as cinzas, pode ser que em tornar-se flexível consista nossa conversão.


Podemos averiguar.