sexta-feira, 13 de junho de 2014

A CASA DA VIRGEM MARIA

Em frente  a Casa da Virgem Maria
Éfesios, cidadãos da cidade de Éfeso, na Turquia, destinatários de uma das cartas, do grupo do cativeiro, escritas por Paulo, o apóstolo das gentes.

Éfeso é uma ilha como outras, formada por ação vulcânica, há milênios. Ainda se pode ver o que foi a cidade, no apogeu de sua história. Construções em mármore, revestida e até calçada de mármore por toda parte.

Quando passávamos pela alameda, bem conservada, em tom gentil, disse a Guia: por aqui, passaram Marco Antônio, Cleópatra e hoje, vocês.

Nas cercanias, num ponto mais alto, uma montanha, onde se diz que a Virgem Maria passou os últimos anos de sua vida, levada pelo Apóstolo João, ao qual Jesus a confiara, antes de morrer na cruz.

É um jardim, em meio a um bosque todo plantado, muito bem cuidado. No topo, uma pequena casinha, a CASA DA VIRGEM MARIA, onde ela passou os últimos dias de sua vida.

Ao lado da casa. 
Terá ali cozinhado, lavado, rezado, provado do amargor do exílio e o quanto foi grande a dor da saudade que terá sentido do seu Filho.

Adentrando aquela casinha de paredes escurecidas, apesar de muito limpas, senti uma profunda emoção, a ponto de meus olhos terem umedecido. Não podia ser diferente, eu pisava o mesmo chão que seus pés pisaram, respirava o ar do mesmo lugar que ela. Surpreendi-me em profunda oração, lembrando de todas as pessoas que amo, de todas aquelas pelas quais devo rezar.

Uma imagem de Nossa Senhora das Graças sem mãos, (digo depois o que acho porquê) ocupa o altar que compõe o ambiente.

Altarzinho externo
Depois que sai, ainda fiquei um tempo rodando por ali, bebi água da fonte, deixei pedido no muro com outras  centenas, talvez milhares de pedidos feitos pelos visitantes.

A paz provada não tem preço, nem se descreve com palavras.

Dois papas, S. João Paulo II e Bento XVI, visitaram o lugar, reconheceram que se trata como já foi dito, da Casa da Virgem Maria, onde ela viveu os últimos dias de sua vida.

Uma experiência inesquecível.