domingo, 17 de março de 2013

HOMENAGENS E POSSE



Acadêmicas e Correspondentes da AFESL
No último 12 de março deste ano de 2013, no auditório da Rede Gazeta, gentilmente cedido, ocorreu Solenidade da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras com cerimonial a cargo da Acadêmica Marlusse Pestana Daher.
Presidente homenageia Felicidade Meia
Composta a mesa, pela Presidente, Acadêmica Silvana Soares Sampaio, pela ex-presidente,  Acadêmica Ester Abreu de Oliveira, representando todas as ex-presidentes, pela secretária, Sonia Lora,  pelo Acadêmico Anaximandro Amorim, representando a Academia Espírito-santense de letras, pelo presidente da Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo, Dr. Sérgio Dario Machado, e outras autoridades, foram entronizadas no ambiente, para tomarem posse como Acadêmicas efetivas: Gilcea Rosa de Souza e Katia Bobbio. Como correspondentes: Andra Valladares, Eliane Queiroz Auer, Maria das Graças Lobino e Maria Dolores Pimentel de Rezende.

Em seguida, foi entoado o Hino Nacional.

Medalha Rubem Braga
AMALETRAS
Ao lado dos filhos e da Presidente, Felicidade é só Felicidade
Karina Fleury sauda Felicidade
A solenidade constou de três momentos distintos. O primeiro consistiu em especial homenagem à Acadêmica Felicidade Albertino Meia.  Para tanto, foram convidados os filhos da homenageada que a ladeavam. Ela recebeu uma placa, a comenda maior da AFESL, a medalha Cora Coralina e o certificado respectivo. Recebeu também da Academia Mateense de Letras, AMALETRAS, que se associou à AFESL, a medalha 2013, Ano Literário Rubem Braga. Foi saudada pela Acadêmica Karina de Rezende Tavares Fleury que logrou em síntese breve alcançar toda a vida literária de Felicidade Meia, oferecendo-lhe flores ao final.

Em seguida, a Presidente lembrou que todos os anos a Academia Feminina Espírito-santense de Letras realiza um concurso literário.  2012 não foi exceção.  Conquistou o 1º lugar com a crônica CARTAS, Fabiani Rodrigues Taylor da Costa, moradora em Piúma, nascida em Iconha. Foi chamada, cumprimentada e recebeu seu prêmio no valor de um mil reais.

Sergio Soares Dutra, morador em Cariacica-ES, nascido em Barra Mansa RJ, com a crônica: Balas Perdidas, recebeu Menção Honrosa, com um  certificado.

A premiação se tornou possível graças a colaboração do Empresário  Marco Antônio Valente a quem foi agradecido publicamente e conferida uma placa como agradecimento.

E chegou o grande momento de posse. Coube à Acadêmica Jô Drumond  fazer a apresentação das candidatas a Acadêmicas efetivas e das Correspondentes. Confessou sua dificuldade em resumir os avantajados e ricos currículos das empossandas, teceu-lhes merecidos elogios. Enquanto falava, eram exibidos (slides) detalhes dos mesmos currículos das empossandas e fotos das mesmas.

Gilcea Rosa e Katia Bobbio são convidadas a frente e ouvem dizer a Presidente: examinadas a qualidade da produção literária de ambas, V. Sªs foram admitidas a fazer parte da Academia Feminina Espírito-santense de Letras. Perguntou-lhes se reiteravam tal intenção, responderam afirmativamente. Afirmativa também foi a resposta sobre o conhecimento do estatuto da AFESL e disposição de fielmente cumpri-lo. Convidou-as a proferir o juramento.

Ao final disse a Presidente: Diante da disposição agora reiterada de pertencer à Academia Feminina Espírito-santense de Letras e do juramento proferido, declaro-as empossadas e no limite que o termo tem nas academias, declaro-as também IMORTAIS. Assinaram o Termo de Posse.
Maria Dolores e Marlusse

Receberam suas insígnias, as medalhas e cada qual discorreu sobre a vida das acadêmicas que as precederam na Cadeira e da Titular da mesma. Foram então convidadas: Andra Valadares, Eliane Queiroz Auer, Maria Dolores Pimentel Rezende e Maria das Graças Lobino para tomarem posse como Correspondentes. 
A Presidente interpelou-as: A Academia Feminina Espírito-santense de Letras, examinando seus respectivos currículos, encheu-se de admiração e acolheu com carinho a proposta que fizeram de pertencer ao nosso quadro de Correspondentes. Foi-lhes dado a conhecer o Estatuto da AFESL? No Estatuto, estão esculpidos os objetivos que temos, vocês estão decididas a colaborar no sentido de que tais objetivos se efetivem? Às duas perguntas responderam afirmativamente.

Concluiu a Presidente: Em face do que acabam de afirmar, com alegria, na condição de Presidente da AFESL e em nome de todas lhes apresento nossas BOAS VINDAS à vida acadêmica.


O abraço Eliane e Marlusse
E Andra Valadares recebeu sua insígnia das mãos da Acadêmica Valsema Rodrigues; Eliane Queiroz Auer, seu esposo: Domingos Auer; Maria das Graças Lobino, da Presidente Silvana Soares Sampaio e Maria Dolores Pimentel de Rezende, da Acadêmica Marlusse Pestana Daher.

Assinaram o termo de posse.

A Acadêmica Marlusse Pestana Daher que é Presidente da AMALETRAS,  pediu um pequeno espaço e outorgou em nome da Academia Mateense de Letras, à Acadêmcia Beatriz Maria Monjardim, decana das acadêmicas capixabas, e à Acadêmica Gilcea Rosa de Souza pela sua colaboração no 1º encontro Nacional de Poesias, a medalha 2013, Ano Literário "Rubem Braga". 

A Presidente renovou agradecimentos pela presença de todos, saudou as novas integrantes da AFESL e declarou encerrada a solenidade.
Não faltou um saboroso coquetel, oferecido pelas empossadas.