domingo, 23 de outubro de 2011

AFESL EM GRANDE ESTILO LITERÁRIO

Beatriz Monjardim
 No dia 20 de outubro, sexta feira, a Academia Feminina Espírito-santense de letras realizou grande evento, marcando mais uma vez, sua indiscutível presença nas letras capixabas.
A exemplo de co-irmãs mais antigas a AFESL também tem sua Medalha de Honra ao Mérito a qual recebeu o digno nome da poetisa de Goiás: Cora Coralina. 

Consta do respectivo regulamento de outorga que:

1° - A “Medalha Cora Coralina” se constitui na maior Condecoração da Academia Feminina Espírito-santense de Letras - AFESL. Destina-se a reconhecer o mérito dos que fazem das letras verdadeiro sacerdócio, bom exercício da cidadania, contribuição para que nunca venha a menos a grandeza da “Última flor do Lácio, inculta e bela” (Bilac) mediante publicações, palestras e iniciativas congêneres e que de algum modo tenham contribuído com a AFESL revelando seu apreço, por esta Academia;

2° - Só excepcionalmente, a Medalha “Cora Coralina” poderá ser outorgada a uma das Acadêmicas que integrem a AFESL e desde que por algum feito literário deveras significativo contribua para exaltação do nome da Academia.

Filha de Beatriz recebe medalha
Essa excepcionalidade se verificou e não somente por algum, mas por muitos feitos literários, daí ter-se coroado de êxito, por unanimidade,  por parte das Acadêmicas, a proposta e aprovação do nome de Beatriz Faria Monjardim, para receber essa medalha.

Coube a Acadêmica Maria do Carmo Marino Schneider dizer do mérito da agraciada o que fez com a maestria de sempre.
A medalha entregue pela Presidente Ester Abreu de Oliveira à filha da homenageada, acabou nas mãos de Julia, de três anos, que visivelmente contagiada pelo clima, começou a chamar: bisa, bisa! Com pequena ajuda deu conta de colocar a medalha no peito da bisa.
Familiares, netos, netas estavam presentes e testemunharam uma Beatriz emocionada agradecer com alegria a homenagem.
Além de ser frequente e participativa, Beatriz integrou o grupo da fundação da Academia em 1949. Era muito jovem.

POSSE DE DUAS CORRESPONDENTES


Correspondente Olivia C. G. Baptista

Na mesma solenidade, foram empossadas Denise Nascimento Moraes Monteiro que recebeu a capinha distintivo da AFESL das mãos de sua filha e da Acadêmica Sonia Sancio Lora e Olívia Cerdoura Garjaka Baptista, que por sua vez recebeu a capinha distintivo, das mãos do seu esposo, o Advogado Ezio Baptista e da Acadêmica Maria Filina Sales de Sá Miranda.

Correspndente Denise Moraes
A seguir, a Presidente declarou-as empossadas nos seguintes           termos: Declaro empossadas como membros correspondentes da Academia Feminina Espírito-santense de Letras: Denise Nascimento Moraes Monteiro e Olívia Cerdoura Garjaka Baptista, para que na mesma condição, passem a integrar a AFESL.

ANTOLOGIA ESCRITOS DE ONTEM E DE HOJE

Acadêmica Karina Fleury
Coube à Acadêmica Karina Fleury expor a publicação da Antologia Escritos de ontem e de hoje, em dois volumes. O primeiro reproduz uma publicação das primeiras integrantes da AFESL em um volume mimeografado conservado como relicário na Academia. Do segundo volume, consta foto das patronas das 40 cadeiras, seguido de pequena biografia das atuais ocupantes.
Acadêmcias Ester Abreu, Felicidade Méia e Margarida Pimentel
Foi uma cerimônia memorável atestada por todos.
Seguiu-se ótimo coquetel e lançamento da antologia.

 A AFESL tem como lema: ONDE MUITAS BRILHAM.


FOI AFIRMADO HÁ 2064 ANOS