segunda-feira, 27 de novembro de 2017

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


Queridos amigas e amigos,

Se for por questão de gosto, entre todas a de que gosto mais, é dessa imagem: Maria tem uma face infinitamente serena, Jesus dorme enquanto ela olha para o céu e caminha. Tenho um quadro na minha sala. Para onde vai? Para onde Deus a chama, para onde Ele quiser, como Ele quiser, quanto Ele quiser.

Sendo sua, assim como Seu Filho é o Verbo de Deus por natureza, Maria se fez, tornou-se Verbo de Deus e não quer outra coisa. Neste modo, não lhe causa nenhuma fadiga, continuar repetindo o “Sim” da Anunciação, pequena Palavra, para pronunciá-la é suficiente um entreabrir de lábios,  “mas transforma a vida”.

Quem sabe seja assim tão pequena para nos advertir que o Senhor não quer nada mais que o conjunto de todas as pequeníssimas coisas que podemos fazer, para que possa realizar seu propósito: Uma vez que “fez-se homem como nós”, para que “nos tornemos como Ele”.

Pensei em fazer esta reflexão escrevendo, é um costume que tenho, como fazia Santo Agostnho, guardadas as devidas proporções, é claro. 

Mas a Nossa Senhora de hoje, 27 de novembro, é a das Graças, da medalha milagrosa, com a qual, não obstante a consciência de que é única com os diversos títulos que lhe foram dados, todos na minha família, como que a preferem, conservam mais no coração.
Nossa Senhora das Graças

Considero como motivação para tanto, aquele dia, eu ainda era bem pequena, mas me lembro com detalhes. Papai chegou em casa com um “embruho” envolto em muito papel. Começou a desembrulhar e  finalmente, os nossos olhares curiosos contemplaram  uma imagem de “Nossa Senhora das Graças"! que foi colocada sobre um velho móvel  - etagéo que tínhamos na nossa velha casa. E ali, rezávamos, e ali, Ela se tornou para sempre Nossa Senhora

A tanto, soma-se o fato de Rachid, a quarta entre nós,  ter custodiado a imagem, depois da dispersão da família, por motivos normais da vida, e acabou recebendo, o que consideramos uma graça, há onze anos, nasceu, exatamente neste dia, seu primeiro neto, o Daniel.

Olhar Maria é beber sem fim água boa que cura todos os males da nossa vida, tê-la como Mãe é riqueza imensurável, poder chamá-la de mãe traduz a verdade de que somos todos irmãs e irmãos do seu filho, o Filho do homem.

Valho-me desta oportunidade para desejar que todos a imitemos sempre, certos de que não existe um modelo de vida mais perfeito a seguir, pelo quanto amou Jesus e O deseja fazer amado.  

Ela estará conosco para todo o sempre. Deixemos quem não pensar como nós por conta dela, deixe-a fazer o que nós não podemos.