quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TEMPO DE ESPERA

O advento ou tempo de espera – precede o natal - se caracteriza por uma dimensão fundamental de espera. Quando nos colocamos numa atitude de quem espera que algo aconteça é porque ainda não temos, assim, a realização da esperança é a alegria de recebermos o que esperávamos.
CIDADE SOL
Não nos colocamos só em uma atitude de espera, mas reunimos sempre o que há de melhor em nós, concentramos ali nossas energias, organizamos nosso tempo para esse encontro, chegamos a sonhar com ele. Isto é advento.
E Natal é celebração do nascimento de Deus que se faz homem, mediante um nascimento humilde, sem estardalhaço, sem pompa, sem rendas, simplesmente uma criança. Nem poderia ser diferente, pois Jesus quis ser como nós e estar o mais perto de nós,  manifestando-se de forma a mais concreta ao mesmo tempo, a mais sublime.
É diferente do presépio onde percebemos a força da fragilidade de Deus, pondo-se totalmente à nossa disposição, convidando-nos ao acolhimento e ao serviço.
Podemos acolher essa continua novidade de Deus que se renova a cada Natal, de acordo com a nossa situação concreta, porque cada ano acontecem coisas diferentes e Deus entra na minha na sua história, com uma nova promessa, com alegria diferente.
A grande pergunta é onde quero que Deus esteja na minha vida? aqui e agora?