sexta-feira, 10 de novembro de 2017

COMO SOMOS GRANDES E IMPORTANTES

Se lhe for útil terei minha recompensa.


VALEMOS MUITO MAIS DO QUE PENSAMOS;
SOMOS MUITO MAIORES DO QUE NOS VEMOS OU MENSURAMOS;
PELA GRANDEZA DE A QUEM PERTENCEMOS SOMOS AINDA  MUITO MAIS IMPORTANTES.[1].

E tudo isto porque somos resultado da ação criadora de Deus que tomou a si mesmo como modelo no momento em que nos pensou e executou, na hora magna da nossa criação. Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Deus, que é todo poderoso, tem ciência de absolutamente tudo que acontece, é o criador do céu e da terra. E apesar de tudo, não satisfeito com tudo com que nos dotou, todos os dons que de graça nos concedeu, declarou ainda mais que somos filhos seus. Adotou-nos como filhos, uma vez que nos tornamos  irmãos de Jesus, o primogênito da criação, não poderia ser diferente.
O Sermão da Montanha (1890), 
pintura de Carl Heinrich Bloch.

A Ele pertence o céu e a terra e todas as coisas que ai existem. E como dizia Pe. Rotondi, quem é filho é herdeiro, logo tudo é nosso. . Mas para não esquecer que não somos Deus, São Paulo, apóstolo sábio, lembrou: tudo é nosso, mas nós somos de Cristo e Cristo é de Deus. (1 Cor. 3,18-23).

Possuiremos a terra sim, mas também não é assim de qualquer jeito. Ao proclamar as bem-aventuranças, Jesus especificou quais são os que gozarão de tamanho privilégio, foi quando proferiu o Sermão da Montanha, considerado  a síntese de todo o Evangelho, de tal forma que se perdêssemos todo o teor das escrituras, restando só ele,  o Sermão da Montanha,  as escrituras poderiam ser escritas de novo.  Quem possuirá a terra? Os mansos.  Porque Jesus disse: Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. (Mt 5,5) E quem é manso? Quem ainda não sabe? Manso é quem é como Jesus que aconselhou: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração  (Mt. 11,29).  Associou a humildade à mansidão porque as duas não se separam, antes coexistem, uma está atrelada a outra a ponto de se tornarem indivisíveis. E não é só, há uma outra vantagem em ser manso: achareis descanso para as vossas almas.

Como se tornam raras as almas em descanso! O que se veem são pessoas que querem resolver por si seus problemas, outras preocupadas com as situações pelas quais estamos passando, ansiosas, substituindo valores, desprezando até a si mesmas com ingestão do que ao seu organismo é danoso, respondendo ofensa com mais ofensa ainda, absolutamente intolerantes. Capazes de perguntar: amor ao próximo? Que bicho é este?

Falta humildade e sobra orgulho, vaidade, busca por valores temporais, coisas que daqui não se levam  (caixão não tem gaveta, dizia Clodovil). Nem se olvide o desprezo pela mãe terra, o esquecer-se de que tudo do que precisamos para nosso corpo mortal é dela que nos vem. E até quando o estágio mudar de mortal para morto será ainda ela que fornecerá as tábuas que serão unidas para formar o ataúde onde seremos depostos no reencontro com nossas origens. .

Esquecemos o modelo usado para nossa criação e não sabemos ou nunca pensamos que valemos muito  mais do que pensamos ou avaliamos, somos muito maiores do quanto imaginamos que somos grandes, muito mais importantes que tudo, porque só por nós, só pelos humanos que somos, um Deus, despojou-se de sua natureza, fez-se obediente até a morte e morte de cruz para resgatar-nos da morte e do pecado sendo esta a prova maior de amor que existe. (Fil. 2,6-8).

Passam plainando sobre o início do Evangelho de João: No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Se doutrinadores, não mergulham nesta Palavra para transmiti-la com autenticidade, segundo o espírito que a orienta, se doutrinados, se distraem, quando se deviam concentrar, ouvem, mas como diz o ditado entra por um ouvido e sai pelo outro ao invés de fazerem como fez a Mãe que tudo guardava em seu coração. Ai... ai,.. se esquecem que bem-aventurados são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática. (Lc, 11. 27-28).

Mas como não temos como não ter sede de Deus, saímos buscando outras fontes onde nos saciar. Prometem milagres, afirmam poder-nos transformar, tornar mais produtivos, aumentar os resultados do que fazemos, mediante técnicas, processos, estratégias, arte e não sei mais lá o quê, como é o caso do "Coaching". Tem poderes transformadores sim, acessíveis mediante altos custos, privilegiando poucos.

Precisa ser muito pouco inteligente para não ver que só com a graça, de graça, encontramos Deus que é tudo e que só em sua Palavra encontramos a luz e a verdade que nos torna bem-aventurados.

Marlusse Pestana Daher                                                                                                 Vitória, 10 de novembro de 2017 21:09




[1] Deus não faz porcaria. O que faz faz bem feito.