domingo, 28 de abril de 2019

INTROMISSÕES INTOLERADAS



Não são bem-vindos, quase sempre, nem mesmo na Igreja. Que grande tristeza... Falo de pessoas, geralmente pouco ou muito carentes de faculdades mentais, que ingressam em ambientes onde os que ali estão, pagam pelo serviço solicitado, como restaurantes, alguma loja onde algo pode ser comprado, alguma casa, lanchonete ou o que for e mesmo estando do lado de fora, para lá dos vidros, podem entrever que há guloseimas.

Nas Igrejas, quase sempre percebem reunião de pessoas que, se rezam, ou porque mesmo a inconsciência não lhes permitiu olvidar as razões, ocorre o gerar de suposição de que devem ser boas e misericordiosas ou simplesmente, no meio de tantos, é possível que alguém lhe dê uma ajuda qualquer.

Mas assim que é visto, logo, há alguém que se levanta, gentilmente, pega o “intrometido” pelo braço, falando baixinho, o vai convencendo de que o Padre está falando e os fiéis precisam ouvir(?), as pessoas estão rezando(?),  ou que “por favor” espere... do lado de fora, a função terminar, depois (só depois) será atendido(?). Depois? E corre-se o risco de ter-se ido e não ser visto mais.

Os Bispos, quando são consagrados, recebem o Báculo e a Mitra, características de suas novas funções na Igreja. Segundo um falecido Bispo italiano, D. Tonino Bello, ao invés, deveriam receber a Bíblia, um avental, bacia e toalha, símbolos da lavagem dos pés, evidenciado por Jesus, que assumiu o lugar dos servos, aos quais, quando corriam seus tempos de andanças por esta terra dos homens, competia tal obrigação.

É que, de volta à casa, tinham os pés sempre sujos da poeira das estradas e  era tarefa específica dos servos, lavarem os pés dos seus senhores. As estradas eram do barro do chão e o caminhar acontecia como elas eram. E foi em razão de mais um ensinamento que queria transmitir, a dimensão do serviço, que Jesus lava os pés de cada um dos seus apóstolos, como condição de “tomar parte com Ele”, esclareceu, quando Pedro se recusou permitir que seus pés fossem lavados por seu Senhor, logo a quem não tinha dignidade sequer para tirar as Suas sandálias.

Em seguida Jesus prescreveu, “se eu, vosso Mestre e Senhor, vos lavei os pés, façam o mesmo, lavai os pés uns dos outros”.

A Igreja pelo povo da qual é formada compete servir, servir por amor. 

A entrada de um maltrapilho numa Igreja representa um momento deveras feliz para lembrar Palavras de Jesus aos presentes,  como: “quem acolhe a um desses pequeninos a mim acolhe”, (Mc 9,37) a mim, a Ele mesmo, não a um mero representante. “Sede misericordiosos como meu Pai é misericordioso”, (Lc 6,36);  “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. (Jo 13,34); “Eu tive fome e me deste do comer, tive sede e me deste de beber” (Mt 23 35-45).

Sim, não é o caso de se desmerecer a solenidade de uma Santa Missa, celebração dos mistérios da nossa Salvação, mas não vejo uma única razão para que um desses pobres coitados deva ser retirado da Igreja, quando entrar na hora que for, sem sentir o calor de ser acolhido. Vigiados? Tudo bem, não se sabe como agem ou reagem, mas acolhidos, ouvidos, se possível, acompanhados em todos os seus movimentos pelo templo. O Celebrante até se pode valer do momento para realizar uma boa catequese. “Intrometeu-se” no ambiente um corpo de Cristo desfigurado pela indiferença, pela miséria, pela subtração do seu direito de falar e ser ouvido. Em verdade é realmente,  uma imagem autêntica do Verbo que se fez carne e se busca lugar  entre nós, não podemos deixá-lo ir-se sem que tenha sido amado, Deus nos livre de que “venha para os que eram seus e os seus não o recebam”. (Jo 1,11).

É provável que, não se ouse pensar que todas, mas uma boa parte das pessoas se converta, deixe o comodismo e abrace o dever de “procurar antes de tudo o reino de Deus e sua justiça”,(Mt 6,36) neste tempo particular em que a Campanha da Fraternidade nos despertou para uma busca mais efetiva, pela exigência e prática das políticas públicas necessárias à vida com dignidade de todo aquele que foi criado “à Imagem e semelhança de Deus” (Gên 1,26)..
De igual modo, aquele que está fazendo sua necessária refeição diária, esteja atento para quem pode estar olhando com “aqueles olhos compridos” todos aqueles pratos variados, bem revestidos e... tem fome.

A cena não é rara, hoje mesmo presenciei. Aquela mulher ainda jovem entrou no restaurante, de repente todos os olhares se voltam para ela, porque falava muito alto, reclamava de ter sido machucada, por aquele distinto senhor que pode ter usado de uma certa força, ao ter tentado conduzi-la pelo braço, ao pedir que dali saísse. “Não havia lugar para ela na estalagem”! (Lc 2,7 fine). Seu aspecto era de “pobre coitada”, “desmiolada” e certamente sem dinheiro para pagar o que consumisse. Mais tarde até poderia receber...

Saiu, mas do lado de fora, ainda bradava, até que a alguém ocorreu a ideia de dar-lhe “aquele dinheirinho” e não antes de vociferar outras palavras, foi-se.
Depois que almocei, saindo daquele lugar passei em frente a outro estabelecimento e lá estava ela, devorando “sua marmitex” ou coisa parecida. O jeito que comia era dramático, demonstração de muita fome. Não é o caso de descrever. 

“Entre nós está e não O conhecemos, entre nós está e nós O desprezamos”. (Pe.André Luna)

Ao menos não tenhamos a coragem “farisaica” de clamar Senhor, Senhor, um Senhor que não se vê e ao mesmo tempo,  ignorando ou fazendo de conta que não sabe que está na pessoa de todos que o representam aos quais cumpre servir com o espírito de Nossa Senhora quando se definiu: Eis aqui a serva do Senhor!  


                                                                   Marlusse Pestana Daher                                                                        Vitoria, 26 de abril de 2019 - 14h23min