quarta-feira, 25 de março de 2020

ANUNCIAÇÃO DO ANJO A MARIA


Dois Evangelistas se ocuparam em descrever como se deu a Anunciação, Mateus e Lucas. Este último mais minucioso. Anunciação, do verbo anunciar, em se tratando do tema dessa meditação, cuja festa hoje se comemora, significa aquele momento particular em que o Senhor, chamou um dos seus anjos, o Gabriel, confiando-lhe uma tarefa e assim, de imediato, vai ele a uma cidadezinha, a qual  a maioria não dava importância, chamada Nazaré.
Faça-se em segundo a sua Palavra.
Deveria chegar àquela casa humilde onde uma adolescente se encontrava em oração, procurando conhecer mais de perto e em profundidade as coisas de Javé.
Tratava-se de Maria, filha de Anna e Joaquim. Claro que a menina se assusta, ninguém nunca entrara em sua casa daquele modo, mesmo se apresentando em vestes que só podiam representar um ser extraordinário. E como manda a boa educação, primeiro, o Anjo a saúda de forma reverencial e com palavras difíceis para ela de serem entendidas. Diz: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. O ânimo da jovem estremece e todo seu ser se agita. Não estava entendendo nada. Muito menos entendeu as palavras que viriam em seguida: O Senhor é contigo. Apesar de sua pouca idade, apesar de viver uma vida em tudo semelhante a dos demais nazarenos e na época, em plena adesão aos costumes locais, estava noiva, prometida em casamento a José, um carpinteiro. Ela se instruía nas escrituras e também sabia que quando chegasse a plenitude dos tempos, viria o Redentor, nascido de uma mulher. O que jamais passou pela sua cabeça é que a MULHER que vivenciaria a grande proeza era ela mesma. E o espanto não se esvaneceria, pelo contrário razão porque, resolve perguntar: mas como ter um filho, se não conheço homem.
Viria então, o esclarecimento, era a parte da competência de Deus: O Espírito Santo te cobrirá com a tua sombra e o Filho que nascer de Ti, será chamado Filho do Deus altíssimo.
Agora sim, ela sabe que Deus não olhou sua pequenez, sua pobreza, sua tenra idade e estava-lhe confiando a missão de ser Mãe do Redentor, do desejado por tantas gerações que esperaram tanto, mas não viram o momento chegar.
Então, consciente de sua condição, escrava, mas ciente do que lhe competia, cheia da altivez humilde que só os puros conhecem e têm, responde ao Anjo: Eis-me. Fiat! Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra.
Marlusse
Do Programa Com Maria pelas estradas da vida.
Radio América  AM 690  - 12h 45m.