terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A VIDA NÃO É PICADEIRO


Marlusse Pestana Daher

Quem está levando a melhor são os donos de farmácia. Em Vitória, em apenas dois quarteirões contam-se quatro farmácias, fora as outras nas ruas
adjacentes ou paralelas, nos bairros vizinhos, muitas vezes ligados apenas por uma ponte. E todas estão vendendo e muito. É impressionante ver a velocidade com que se derruba uma casa e logo em seguida surge ali, uma charmosa farmácia. Raramente, você não vê ao menos uma pessoa comprando remédios, somos uma população de doentes.

Está suficientemente comprovado, programas específicos, médicos, outros profissionais da saúde, repetem exaustivamente que a causa maior de todos os males são as aflições que sentimos, os medos, as incertezas, os sofrimentos, a violência generalizada e já não é só poético cantar: “o que será o amanhã, responda quem souber, o que irá me acontecer... ninguém sabe responder”.

Depois de ter posto o país a serviço do seu partido político, de ter privilegiado obras faraônicas em outras terras, como se diz: “tirando o pão da boca dos próprios filhos”, Lula e seus correligionários se mobilizam para tirar o sossego da população com ameaça de guerra civil acrescentando como o cabeça deles já o fez: “vocês não sabem do que somos capazes”. Sabemos sim, não esquecemos a inconsequente mobilização de presas fáceis que agem tal como lhes é  determinado em troca  “de pão com salame”.

Desatinado, Lula não reconhece o vexame pelo qual, sua frustrada  caravana passou nas andanças pelo nordeste, onde ao invés de ser aclamado ouviu vaias, foi chamado de ladrão e gritos em coro de “fora Lula”. E ainda quer mais: “jogar de goela abaixo” dos  incautos, dos menos esclarecidos que os processos a que está respondendo, num deles foi condenado,  não passa de perseguição política. As asneiras que já se ouviu desse senhor não têm medida e ainda tem quem o apoie. Com as devidas desculpas, tenho gente que amo no meio,  não posso calar o velho adágio “o pior cego é aquele que tem olhos e se recusa a ver, tem ouvidos e se recusa ouvir”

Entre “loucuras” o ridículo acontece como foi a eleição e reeleição de um palhaço que arrimou sua plataforma política na televisão, com ar de deboche: “vote no Tiririca, pior do que está, não fica”. Ficou sim. Você leva para os shows Brasil a fora, seu talento de humorista, mas leva também a imagem de um ex-político que poderia ser menos desastrosa.  Mentindo, você que nunca proferiu um discurso, o fez já que se constitui em requisito do que você queria. Mentiu ao dizer  que renunciava ao seu mandato desiludido com a política, ao mesmo tempo em que na verdade leva  para o resto da vida sua polpuda aposentadoria com  apenas sete anos “de (de)serviço”. Queria ver a cara de cada um dos seus eleitores, mas estou certa de que encontraria muitos na atitude de que “não estou nem ai”, não dando a menor importância e rindo mais uma vez. O desfecho? O por quê? Ceder a vaga para um corrupto desta e de outras eras.

Não estamos num picadeiro e a vida não é palhaçada, cada uma das nossas ações ou omissões têm consequências inimagináveis. É preciso começar a faxina de dentro de nós, para que ao nos apresentarmos tentando preservar direitos, como no caso da previdência, sejamos respeitados pelo que somos e não destratados como reles ignorantes.

Só mostrando a dimensão do nosso poder e da nossa estatura moral, provaremos ou não permitiremos a quem está no poder esquecer que ele deve ser exercido em nome do povo, em favor do povo. Em nosso nome, em nosso favor.

Escrevo com coração trepidante, não sabemos o que vem por ai,  não sabemos a que ponto chegará a loucura dos lulistas,  no dia de sua  inevitável prisão.  Quem já assistiu a tantos desatinos perpetrados, tem ciência das atitudes inconsequentes dos tais “militantes”, dos sem terra. expressão incabível para a liderança que habita palácios.

Rezar só não resolve. Deus alimenta as aves do céu, mas não joga os grãos nos seus ninhos, eles têm que buscar. Igualmente nós e neste sentido oportuno lembrar aquele outro velho adágio que diz: “Faça por onde que eu te ajudarei”. (Deus).



Vitória, 19 de dezembro de 2017 18:27