segunda-feira, 20 de junho de 2016

FILHO DE DEUS BENDITO

Jesus se mostra verdadeiramente humano em muitas oportunidades, além de pela aparência ou pela imagem, ao se mostrar de certo modo curioso em querer saber o que é que os homens pensavam dele, (embora como Deus tal conhecimento não lhe faltasse). 

Foi assim que de forma descontraída aborda os apóstolo perguntando: Que dizem os homens do filho do homem? Certamente, os apóstolos foram surpreendidos com tal pergunta, se entreolham e deixam ao que já se projetava como líder do grupo, Pedro, responsável pela resposta. E Pedro diz: uns dizem que és Elias ou algum dos profetas  e Jesus insiste: mas e vocês que dizem de mim? A resposta ressoa forte: Tu és o Cristo o filho de Deus bendito. Certamente tal conhecimento derivou das luzes do Espírito Santo que ainda viria sobre os Apóstolos, mas que já os assistia a exemplo da forma com que Moisés outrora opusera sua gagueira à incapacidade de falar e ouviu do Senhor: isto é comigo, eu porei a palavra na sua boca”. 

É assim, Deus não chama capacitados, capacita os que chama, vem ao nosso encontro com a dose certa da graça para que sempre façamos sua vontade,  em toda parte, seja como for. 

Meu querido ouvinte, o Evangelho é sem dúvida a fonte onde beber e saciar a nossa sede de Deus, é Palavra que nos alimenta. Se quisermos ter uma vida digna não podemos nos afastar do Evangelho, aliado a Eucaristia, porque sem esses dois dons Cristo não vive em nós.       

Que pena saber de pessoas que apesar de assistirem com assiduidade a Santa Missa, não recebem a Comunhão, porque veem dificuldade em se aproximar do sacramento da penitência mediante o qual se habilitam ao recebimento dos sacramentos. É preciso dizer a estas pessoas que o Papa Francisco enfatizou que os confessores devem facilitar a aproximação dos fiéis ao sacramento da confissão, que se devem abster de criar peso ao momento e ainda mais não fazer perguntas.                

A frequência aos sacramentos nos torna capazes de encontrar com Jesus em quem reconheceremos o Cristo, filho de Deus bendito.