quinta-feira, 19 de novembro de 2015

BANDEIRA BRASILEIRA


A Bandeira é o símbolo máximo de um país. É o retrato da pátria. Hoje, 19 de novembro, comemoramos seu dia, porque foi instituído nos quatro dias seguintes à Proclamação da República, ou 19 de novembro. Coincidentemente, tem o número 4, o decreto lei da respectiva instituição.

Como o amor pátrio se empobrece sempre mais, só sendo forte na torcida pela seleção brasileira como se futebol colocasse o pão de cada dia em nossas mesas, muitas das recomendações que dão sentido a cada país ter sua bandeira, são esquecidas.

O certo é que o dia seja marcado por eventos e comemorações cívicas, nas escolas, os órgãos governamentais, clubes e locais públicos. Devemos reverenciar e homenagear nossa bandeira. Temos um belíssimo hino à Bandeira, que ressalta a beleza e explica o significado dela, mas  já não é ensinado nas escolas e nossos filhos perdem grande oportunidade de ver acesa na alma a chama do amor à terra dos seus pais, dos seus avós, a sua terra. Você já cantou o hino à Bandeira Brasileira, ou nunca o aprendeu?

“Salve lindo, pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz / tua nobre presença a lembrança, a grandeza da pátria nos traz.

Quando varias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a ultima a descer. quando fica velha, suja ou rasgada deve ser substituída por uma nova. A velha deve ser recolhida numa unidade militar para que se encarregue de queimá-la no seu dia. Hasteada no período da noite, deve ser iluminada. 

Você já cantou o hino à Bandeira Brasileira, ou nunca o aprendeu? Quanta coisa bonita e esquecida, não é, meu ouvinte?

Ó Maria, mãe de Deus e mãe dos pobres que somos todos nós, seus filhos, atravessando este vale de lágrimas, mas em busca da nossa terra prometida, interceda junto ao seu Jesus por nós, para que descubramos os valores que ainda não conhecemos, despertemos os que em nós adormeceram e saibamos que amar à  Pátria é dever como amar o próximo como a si mesmo, para que queiramos uma pátria livre e soberana, certos de que só depende de nós.


Do Prograna 5 minutos com Maria.