quinta-feira, 18 de abril de 2019

DIA DA INSTITUIÇÃO DOS SACRAMENTOS DA EUCARISTIA E DA ORDEM



18 de abril de 2019 - quinta-feira SANTA
Papa Francisco
Hoje é o primeiro dia do tríduo pascal. Segundo lemos no Evangelho, depois de lavar e enxugar os pés dos seus discípulos, Jesus disse: “vocês me acham de Mestre e Senhor e é verdade, eu o sou – mas prestem atenção – se eu lhes lavei os pés, dei-lhes o exemplo, para que façam o mesmo”. (Jo. 13,12-14).

Naquele tempo eram os servos e os escravos que ajoelhados no chão, retiravam as sandálias dos seus senhores, lavavam e enxugavam os pés deles. Portanto, Jesus se fez servo e por isto esse gesto se traduz particularmente em serviço. É clara a lição. Os apóstolos também se deviam tornar serviçais, o sentimento que os devia dominar como pastores de um povo deveria e deve ser ainda hoje, como daquele que serve. Lamentavelmente, temos padres que ao invés, vivem “passando pito nos fiéis que vão à Igreja” sem falar que muitos se ausentam, exatamente pela forma como por esses servidores são tratados.

Na manhã de hoje, a exemplo do que acontece em todas as Dioceses do mundo, todo o Clero com seu Bispo se reúne na Catedral para a Santa Missa do Crisma e dos Santos Óleos que depois são levados para as paróquias para administração dos sacramentos.

Tem destaque a solene renovação da ordem, o sacramento do serviço amoroso, repetindo a última ceia celebrada por Jesus com seus apóstolos os quais encarregou de continuar a transformar o pão no seu corpo e o vinho no seu sangue, em sua memória.

Os sacerdotes são revestidos do ministério de Jesus e, em seu nome, servem ao povo de Deus, o Bispo consagra os óleos. A distribuição representa um sinal da unidade da Igreja ao redor de Cristo, Mestre, Servidor e Sacerdote.

A partir das 18 h nas diversas Igrejas, também começa a celebração de Santas Missas, durante as quais se repete o “lava pés”. É tarefa do Pároco ou Vigário da paróquia. Faz o mesmo o Papa, pois ele é ao mesmo tempo Bispo de Roma.

Com esta celebração agradecemos particularmente a Deus a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem, mediante este um homem, pessoalmente convidado pelo Senhor, será sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Segundo a Bíblia Sagrada,  “Melquisedec, rei de Salem, trouxe pão e vinho; ele era sacerdote escolhido pelo Deus altíssimo (Gên 14,18). Outro arrimo está no Salmo 110,4 “Iahweh jurou e jamais desmentirá: Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec”. O sacerdócio de Jesus advinha dessa mesma ordem.