terça-feira, 5 de março de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Todos os anos, a Igreja Católica brasileira aproveita o tempo forte da Quaresma para realizar a chamada e já tão conhecida “Campanha da Fraternidade”. O nome diz tudo.

Para orientar nossa reflexão, é escolhido um tema central. Esta escolha se dá, segundo critérios bem precisos, recai num aspecto em que a vida humana e/ou a vida social esteja mais fragilizada, clamando por renovação urgente. Por isto, tem muito a ver com a quaresma, tempo de mudança, de conversão.  Neste ano de 2013 o tema é “Fraternidade e Juventude”. E o lema vem dos lábios do profeta Isaias, “Eis me aqui, envia-me” (Is. 6,8).

A escolha do tema está ligado também ao acontecimento que se dará em julho, na cidade do Rio de Janeiro: Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro de jovens do mundo inteiro com o Papa. Já estava confirmada a presença de Bento XVI, agora Bispo emérito de Roma, e que será ratificada por quem o vier a suceder e cujo nome conheceremos nos próximos dias. Os cardeais começam a se reunir dando inicio aos trabalhos de escolha do novo Pontífice.  Rezemos nesta intenção.

Em diversas dioceses ou arquidioceses já se realizaram encontros preparatórios para julho. Neste período da quaresma nos chegam notícias de atitudes concretas em favor dos jovens, como é o caso de Fortaleza onde foi criada uma “rede de proteção social e oportunidades para os jovens”. Eles poderão acessá-la e participar, tanto no sentido de serem beneficiários como de terem oportunidades para seu desenvolvimento físico, humano e educacional. Uma verdadeira cadeia de oportunidades, como considerou o Coordenador.

A fraternidade consiste também em efetivação de gestos concretos. No caso da campanha, consiste em nos privarmos de alguma coisa ou de mais de uma, quem sabe quantas é cada um, e revertermos o valor que gastaríamos em favor da campanha. Costumamos receber um envelope. Colocamos ali o fruto da nossa privação e oferecemos com amor.

Que Maria, mãe de Deus e mãe dos pobres, interceda por nós para que em nós se opere verdadeira conversão e vivamos conforme os sábios ensinamentos do Evangelho.