quarta-feira, 11 de março de 2020

VOCÊ É QUE PENSA

Kkkkkk! Você é que pensa que não é chamado à Santidade. 



A referência das nossas meditações para que sejamos como Jesus disse que temos que ser: ‘santos como é Santo o meu Pai que está no céu”, de acordo com a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano, é simbolizada pela parábola do Bom Samaritano que vendo aquele homem caído, quase morto, depois de ter sido assaltado e espancado por assaltantes que levaram tudo que ele tinha, depois de ignorado também por um sacerdote e um levita que por ele passaram “sem dar a mínima”, compadeceu-se dele, prestou-lhe os primeiros socorros e o levou a uma pensão tendo deixado tudo pago na mão do dono, contanto que tomasse conta do infeliz e o tratasse, além de ter prometido que na volta pagaria o que ainda que gastasse a mais. 


A parábola ensina que não podemos ficar indiferentes ao sofrimento de ninguém. Ainda hoje os assaltos, os estupros e outros crimes bárbaros vivem ameaçando nossas vidas, mas não ficamos vigilantes para evitar e ajudar quem precisa. De muitos, não podemos dizer que vivem – existem, repito, em situação de miséria, cujos filhos perambulando pelos becos nâo só das favelas ou na marginalidade acabam por ver de tudo e se encantarem com a dinheirama que veem nas mãos de bandidos e segui-los se torna em ambição, lhes enche os olhos. Ou então, vendo a proeza dos jogadores de futebol, pensam que podem ser iguais, sem pensar no fator talento. Lacuna deixada por uma educação de qualidade. 

Temos também a situação das pessoas que foram vítimas das chuvas que destruíram suas casas, levaram tudo o que tinham,  em resumo, deixaram apenas com a roupa do corpo.

A santidade é a primeira vocação do cristão, quando fomos batizados recebemos a semente da graça que deve produzir em nossos corações os ingredientes que nos lembram a cada momento, qual deve ser a atitude a tomar, o que deve ser feito a cada instante e diante de todas as situações que estão debaixo dos nossos olhos: moradores de rua, filas de desemprego, calamidades por deslizamento de morros, inúmeros mortos, pessoas que não encontram onde trabalhar há anos. Como não pensar? São nossos irmãos, nossos próximos.

À santidade chegamos, vivendo segundo o projeto que Deus tem para nós, projeto totalmente revestido de amor. E é com este amor que devemos levantar a cada manhã. Ordenar nossas necessidades pessoais e não ficar indiferentes às inúmeras situações de injustiça que vamos encontrar.

Claro que no Brasil pelo menos trata-se de uma situação “sem pé nem cabeça” temos para todos sem que nada venha a ser diminuído dos que tiverem mais. O mal se chama, políticos desonestos, pessoas que vivem para si, vivem como se um dia fossem isentos de prestar contas ao nosso Deus. Políticos que só pensam no seu bolso, embora não possamos tirar a parcela da culpa que nos cabe, com nossa conivência, pois os elegemos.










Leia ai: Levítico 11,44-45  - 19,2

            Cap. V do livro Luz dos Povos do Vaticano II: 39. A nossa fé crê que a Igreja, cujo mistério o sagrado Concílio expõe, é indefectivelmente santa. Com efeito, Cristo, Filho de Deus, que é com o Pai e o Espírito ao único Santo» (120), amou a Igreja como esposa, entregou-Se por ela, para a santificar (cfr. Ef. 5, 25-26) e uniu-a a Si como Seu corpo, cumulando-a com o dom do Espírito Santo, para glória de. Deus. Por isso, todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: «esta é a vontade de Deus, a vossa santificação» (1 Tess. 4,3; cfr. Ef. 1,4). Esta santidade da Igreja incessantemente se manifesta, e deve manifestar-se, nos frutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitas maneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição da caridade, com edificação do próximo; aparece dum modo especial na prática dos conselhos chamados evangélicos. A prática destes conselhos, abraçada sob a moção do Espírito Santo por muitos cristãos, quer privadamente quer nas condições ou estados aprovados pela Igreja, leva e deve levar ao mundo um admirável testemunho e exemplo desta santidade.

Se procurar, vai achar muito mais. Bom estudo.