domingo, 18 de novembro de 2018

DIAS MUNDIAL DOS POBRES


 Hoje comemoramos o segundo dia mundial dos pobres instituído pelo Papa Francisco. Celebrou a Missa na Basílica de São Pedro. 

Sua homilia pode ser lida na íntegra acessando o link que publiquei abaixo deste. Finaliza assim:
"Estendei-nos a mão, Senhor, e agarrai-nos. Ajudai-nos a amar como Vós amais. Ensinai-nos a deixar o que passa, a encorajar quem vive ao nosso lado, a dar gratuitamente a quem está necessitado. Amém". 

Hoje foi um dia em que arrumei-me e sai para ir à padaria, comprar aquele pãozinho gostoso. Não encontrei nenhum vizinho e meu "bom dia", foi à nossa quardiã da Portaria.

Pelo meio da rua vai passando uma mulher suja "a mais não poder", dava sinais de alguma anormalidade pela expressão do rosto, pelos gestos ou "como quem não está nem ai, não tem mesmo nada mais a perder"... Como se diz popularmente.

Não foi novidade todos os dias há uma "cara nova" pelo bairro, não é exagero, todos os dias mesmo. Ontem, foi um rapaz de uns vinte anos, louro, sujo, pés descalços. Pedia e não é sempre que vejo motivo para dar esmola.

Quando me aproximava da padaria, aparece na minha frente a tal mulher, me pediu pão e café. Respondi que o pão sim, porqie café a padaria não vende. Mstrou-me do outro lado da rua umas crianças que apenas entrevi, ela disse que eram seus quatro filhos.

Peguei os pães, estavam uma beleza, fresquinhos, uma porção de mortadela, uma garrafa grande de Coca cola. Ela me agradeceu intensamente.

Mas não pensem que fiquei feliz, ao contrário, tenho certeza de que o que fiz foi um gesto de momento.
Pode ser que tenha sido fácill para ela hoje e amanhã esteja de vollta, O PROBLEMA NÃO SE RESOLVE ASSIM.

Pensemos nisto e usemos as forças que provamos ter neste último tempo para lutar pelas transformações sociais que urgem.

Por uma terra sem males!


As fotografias falam por si.