sexta-feira, 24 de junho de 2016

O PRECURSOR

A Igreja comemora hoje o nascimento de João Batista, o precursor do Messias, o filho tão desejado por Zacarias que era sacerdote no templo, e por sua esposa, Isabel, prima da Virgem Maria.

Este nascimento tem especial característica ou significado, ou mais
A cabeça de João.
precisamente, é prova de que os desígnios de Deus se cumprem independente até, da colaboração que nós possamos dar.

O casal passou praticamente a vida inteira, orando e pedindo a Deus um filho. O tempo passou e Isabel alcançada pelas consequências da senilidade conformara-se que não mais poderia engravidar.

No entanto aconteceu, depois de Zacarias ter passado por estranha experiência, enquanto servia no templo e um anjo lhe apareceu fazendo o feliz anúncio, ele duvidou e foi acometido de  mudez, até que a vontade de Deus por inteiro se cumprisse.

É que o filho de Isabel e Zacarias estava predestinado a ser o precursor do Messias, aquele que iria à frente preparando-lhe os caminhos. Como a plenitude dos tempos que assinalava o da chegada do mesmo Messias, o Salvador, ainda não havia chegado, Isabel não podia engravidar.

No projeto de Deus, certamente, os dois deveriam ter praticamente a mesma idade. Isabel se encontrava no sexto mês, quando o Anjo Gabriel anunciou a Maria tudo que sabemos segundo descrição maravilhosa de S. Lucas, no seu evangelho.


Penso que cada um de nós deve ser outro João Batista, compete-nos com a nossa vida, potencialmente bem vivida, ir aplainando caminhos para que a graça de Deus se evidencie em toda a parte onde com certeza, já se encontra, para que os homens saiam das angústias e das faltas de esperança em que vivem, tenham força de proclamar: JESUS CRISTO É O SENHOR ouvindo João que clama: PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR. 




No dia do aniversário de Herodes, sua mulher induziu a filha Salomé, a pedir como prêmio por ter dançado para ele, a cabeça de João. Ver Mateus 14.1-12.




1