domingo, 5 de abril de 2015

FEMINICÍDIO, SOLUÇÃO OU APARÊNCIA

Esse fundo branco, quando sai, não consigo tirar.
Deixo ou não publico o artigo.


Não consigo deglutir o advento de tantas leis. Como se repetem! Legisladores, quem sanciona e respectivo séquito fazem pose de quem finalmente encontrou a solução.
- Ah! mata sua mulher, sua irmã, ou mesmo sua mãe, agora. Seu crime vai ser um feminicídio, você vai pegar de 12 a 30 anos de cadeia. “Conheceu, papudo”! 
Refiro-me à tão festejada Lei 13.104/2015 que denominou feminicídio, os crimes que “resultam de violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher”: ou “os crimes contra mulher por razões da condição de sexo feminino”.
O Código Penal, nos exatos termos que dele constam foi repetido em si mesmo com o feminicídio. Entre as circunstâncias que agravam a pena, sempre teve e tem esculpido no art. 61 que o agravamento acontece no caso de a vítima ter “as seguintes condições: e) contra ascendente, descendente, irmão ou cônjuge; f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, ou com violência contra a mulher na forma da lei específica; (Red. da Lei 11.340/2006);    g) com abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão”.
A questão não é de lei, mas de omissões impunes, infindavelmente repetidas. Elas atravessam placidamente os tempos, indiferentes à ausência de políticas sérias que produzam resultados senão imediatos, no mais curto prazo. 
Em vigor, a lei vai ser aplicada a todo aquele que já é adulto que em casa é a maldade personificada em relação aos familiares, máxime em relação à mãe e às irmãs, em relação à esposa, às próprias filhas, pois, (segundo seus argumentos insanos) a elas compete estar a seus pés, servi-lo, do nascer ao pôr-do-sol, refeição na medida do seu gosto, mesmo que não tenha comprado, roupa lavada e passada e essas outras coisas mais de conhecimento geral.
São insanos, não são normais, assemelham-se antes a animais que a humanos. O que mais se desenvolveu nesse tipo foram as células do machismo. Tornaram-se tão cegos que sua visão só alcança o limite do umbigo. Nem pensar nos pequenos aprendizes de macho, os filhos.
Entretanto, pergunte-se: receberam proteção integral do Estado quando se desenvolviam?


Proferida há mais de dois mil anos, posto que atualíssima, repita-se esta máxima: “educai as crianças e não será preciso punir os homens” (Pitágoras). Acrescento Goethe: Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.
Marlusse Pestana Daher
Vitória, 2 de abril de 2015  8:20

MOMENTOS HÁ POUCO

Gabriela e Rachid em Mraflores - Lima  - Por-do-sol

Marquinhos

Mateito

Domingo em família. 

Idem

Sonia e Jim na posse dela
como amaletrista

Neusa e Valsema
Posse Amaletras 

Amaletristas 

Com Wanda Alckmin e Gilcea Rosa
Comendadoras "Cecília Mereles"

Bolo ocomemoratvo
Ano Cecília Meireles - Amaletras 

Posse Afesl de Neusa Glória
Parecia a deusa Atenas 

Em Éfeso