domingo, 7 de setembro de 2014

DIA DA PÁTRIA

O 7 de setembro que comemoramos todos ao anos, celebra aquele em que foi proclamada a Independência do Brasil, do jugo português.

Independência política, pois éramos comandados/governados pelo Rei de Portugal, desde 1500, quando nosso terra foi descoberta por Pedro Álvares Cabral.

Foram anos de submissão, de verdadeira falta de liberdade, nossas riquezas eram tiradas do nosso solo, sem nossa permissão, os impostos altos e o retorno pouco ou quase nada.

Sabemos que aconteceram alguns movimentos no sentido de libertar nosso país, mas devido a traições os inconfidentes acabaram presos e covardemente mortos como foi o caso de Tiradentes, de  cuja morte trágica conhecemos os detalhes.

Até que D. Pedro, num ato de bravura, estando às margens do Ipiranga e tocado pela mensagem que lhe acabava de chegar profere aquelas célebres palavras: “Laços fora, soldados, a corte portuguesa quer mesmo escravizar o Brasil, INDEPENDÊNCIA OU MORTE”!

Bem, aquela independência aconteceu e hoje, democraticamente quem manda no Brasil são os brasileiros. Só que... e aqui mora o perigo, a maioria faz mal uso do poder que tem e apesar de reclamar que não goza de toda liberdade e de todos  os direitos que tem, na hora em que pode mudar fundamentalmente sua vida, ou em tempo de eleição, escolhe maus representantes que usam formas erradas de governar.

Muitos governantes sob aparência de ajudar o povo, na verdade o escraviza. Escraviza pegando o povo pela satisfação de necessidades básicas, do conhecido jeito de dar o peixe ao invés de ensinar a pescar. Ao invés de dar trabalho  e dignidade, coisas fundamentais.

Queiramos que nossa Pátria seja livre e independente, mas não esqueçamos jamais que se cada um não fizer sua parte, por menor que seja, isto não acontecerá.

Pátria livre é aquela em que todos lutam pelos direitos de todos.