domingo, 1 de dezembro de 2013

A D V E N T O


Advento! Uma vez mais entramos no tempo do advento, tempo de preparação para o Natal, quando chegada a plenitude dos tempos, o Verbo de Deus feito carne, veio habitar entre nós.

O sentido da espera nesse tempo em que estamos vivendo, é de comemorarmos e esperar quem já veio, quem já está no meio de nós. Mas é bom que nos lembremos de novo como se deu, vivenciando tudo como se fosse novidade absoluta.

Quem for sensível aos sinais de Deus, saberá encontrá-Lo. Ele vem para cruzar os nossos caminhos com os Seus caminhos, com os caminhos de Deus, fazer da nossa história, a história da salvação.

A partir de hoje, o 1° Domingo,  ou início da primeira semana das quatro que compõem o advento, contemplamos o Messias revestido de nossa fragilidade, foi como Ele veio a primeira vez e que será revestido de sua glória que Ele virá no juízo final.

“Nos dois primeiros domingos de celebração da vinda de Jesus, deparamos com  a realidade plena do reino, segundo as escrituras: “Ele dará às nações sua sentença, é o tempo da pacificação entre inimigos, da destruição de todos os medos”.

Notemos que a espiritualidade do tempo de advento tem como proposta que olhemos para os personagens principais: João, o precursor, filho de Isabel e Zacarias que se encarrega, mediante uma vida austera, de preparar os caminhos do Senhor.

O outro é José, homem justo, de tal forma entregue a vontade de Deus que chega a renunciar ao seu projeto de vida pessoal,  para ser guardião silencioso da Mãe e do menino.

E, claro, Nossa Senhora a que todas as gerações chamarão bem aventurada, que foi capaz de dizer com profundidade: eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra. Com seu sim, mudou a face da terra.

Notemos bem, João, o Batista; José, o justo; Maria, concebida sem pecado original em vista do projeto de Deus.
 
Personagens do advento:

Maria

João Batista

São José