sábado, 14 de abril de 2018

HISTORIA DA IMAGEM E DO CONVENTO DA PENHA


A imagem de Nossa Senhora existente no altar-mor do Convento da Penha, em Vila Velha, ES, vinda de Portugal em 1570, mostra NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA. A imagem que deu origem ao culto com essa denominação foi encontrada por Simão Vela no século XV (1434), na Serra de França situada no norte da Espanha, próximo a Salamanca, local de origem do espanhol Pedro Palácios, idealizador do Convento. Ela havia sido escondida por soldados franceses, durante a guerra com os mouros.

Irmão Leigo (sem ordens), “Frei” Pedro Palácios era ligado aos Capuchinhos na Custódia Portuguesa da Arrábida, onde os religiosos se consagravam à penitência e ao eremitério.

Nossa Senhora da Penha de França aqui, em Vila Velha, ES, foi associada às sete PENAS (sofrimentos) de Nossa Senhora: - profecia de Simeão feita no Templo de Jerusalém (revelou a N. Senhora a futura paixão e morte do seu Filho), - fuga para o Egito, - perda de Jesus no Templo, - encontro de Maria com Jesus carregando a cruz, - morte de seu Filho na cruz, - descida de Jesus da cruz, - sepultamento de Jesus. Até os anos 1980, na Estrada Velha do Convento, conhecida como “Ladeira da Penitência”, cada uma das suas sete curvas exibia uma cruz pintada de azul, onde estavam escritas as sete PENAS de Nossa Senhora.  

A versão de “Penha” como “pedra”, se deve às escarpas íngremes da Serra da Penha de França, que embora tenha esse nome fica em território espanhol, onde Carlos Magno deteve o avanço dos mouros na Europa. Em Vila Velha, ES, e na Penha, RJ, as igrejas foram construídas sobre morros com penhascos nos cumes, lembrando a serra espanhola.

A versão de NS da Pena, cuja imagem mostra Maria com o Filho no colo e segurando uma pena de ave na mão direita, padroeira dos escritores e pintores, cujo culto é celebrado desde a Renascença, não condiz com nenhuma imagem existente no Convento.

O painel com Nossa Senhora dos Prazeres, ou Nossa Senhora das Alegrias, trazido por Pedro Palácios, em 1558, é a pintura mais antiga exposta permanentemente ao público nas Américas. A imagem, talhada em madeira, veio de Portugal doze anos depois do painel e foi entronizada na primeira Festa da Penha, em 1570.

A romaria de devotos teve início em 1573, promovida por dois jesuítas que escaparam de um naufrágio.
Curiosidade: A igreja católica da Barra do Jucu é a única, das que conheço, que ostenta em seu frontispício quatro grandes flores-de-lis, símbolo do reino de França.

Kleber Galvleas, Pimtor