segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

É INCRÍVEL? MAS ACONTECE


Como sabem estou volltando ao meu programa na Rádio América, com o título CAMINHAR COM MARIA,  mais votado no face.  Já lhes falei do assunto, mas acrescentei. Será depois da Santa Missa celebrada diariamente na Catedral, ao meio dia.


FAÇA JUSTIÇA, SENHOR! 
                  

Foi um jornalista chamado Paul Rafaelle, experiente em observação de povos isolados, que depois de conviver duas semanas com os Indios Suruwahás, no sudoeste do Amazonas, fez a incrível denúncia, realizando um documentário. Ele voltou ao Brasil a convite da Comissão presidida pelo ex senador Magno Malta. Contou como bebes vivos eram/são deixados na selva à mercê de animais selvagens, ou enterrados vivos. E gritou: “Acordem, tentem salvar esses índios bebês. Crianças têm sido mortas do modo mais terrível. (…) Já cobri cerca de duas mil histórias e certamente essa é  uma das mais importantes de toda a minha carreira”.[i] Importância pela relevância do tema.

Vê-se na filmagem um índio inteiramente nu, cavar uma cova rosa, colocar ali uma criança que é por ele pisoteada, logicamente porque institivamente, procurava sair. Ainda bem que parece que conseguiu com auxilio de outra criança que usava as próprias mãos pra retirar a terra. Ouve-se na gravação um falatório (na língua deles) e uma figura de mulher. Seria a mãe que não defendeu o filho?

Já do Estado Islâmico chega notícia de que um menino órfão, de apenas onze anos, com fome, tentava vender uma bateria que fora furtada.  O homem a quem ele ofereceu o objeto contou aos Justiceiros que em plena praça, solenemente, portanto, amputaram sua mão direita.

Mas é possível que nestes dias, neste hoje, aconteçam coisas semelhantes? Acontecem, caro ouvinte. Não consigo esquecer aquela mãe que me procurou no fórum de Campo Grande e me contou que dois homens entraram em sua casa, pegaram seu filho que ainda dormia e saindo jogaram o rapaz de qualquer jeito por cima de uma pequena cerca que eles pularam. A esta altura quem já não estaria  acordado? Levaram para um campinho que existia por perto e “de sua casa só ouviu tiros”, não soube dizer quantos.  

Isto não é amor, isto é ser insensível, cala a própria consciência e o próprio coração que fica repetindo, tá errado, tá errado, não faça isto, mas se faz e sai-se às vezes sem pressa, como se nada tivesse acontecido. Fala-se que assim agiu o homem que matou recentemente, o ex-governador Gerson Camata. 

Aprendamos e vivamos o ensinamento de Jesus. Conta-se que o apóstolo João, aquele a quem Jesus confiou os cuidados de sua mãe, já bem velho, sem força para lutar pelos ideais cristãos com o fio de voz que lhe restava, repetia: " Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros ". Foi o único dos doze apóstolos que morreu de morte natural, os demais foram brutalmente assassinados. Não valorizamos e deveríamos ao invés imitar,  esses baluartes da luz, que com o sacrifício de suas vidas, mudaram o mundo e com seus testemunhos, fizeram o cristianismo vingar”.



[i] O jornalista, que possui vasta experiência na observação de povos isolados, conviveu durante duas semanas com os índios Suruwahás, no sudoeste do Amazonas, para produzir o documentário Amazon’s Ancient Tribe – First Contact. Ele disse que  presenciou rituais em que bebês indígenas eram enterrados vivos ou deixados na selva à mercê de animais selvagens. Raffaele expressou sua indignação: “Acordem, tentem salvar esses índios bebês. Crianças têm sido mortas do modo mais terrível. (…) Já cobri cerca de duas mil histórias e certamente essa é uma das mais importantes de toda a minha carreira”, disse ele em declaração ao portal Fé em Jesus. (https://cleofas.com.br/).