quarta-feira, 4 de abril de 2012

UM MARÇO PARA NÃO ESQUECER

No começo de março, há pouco findo, fui informada de que a Câmara Municipal de São Mateus homenagearia 12 mulheres pela passagem do “Dia Internacional” celebrado no dia 8 do mesmo mês.
Cada um dos 11 Vereadores fez uma escolha pessoal e todos uma a mais para ser homenageada. Esta última fui eu. Claro que fiquei lisonjeada com tão honrosa distinção. Era preciso não ser humana para não ficar.



                                                  O abraço do Presidente-ex-aluno.
Assim, no dia 10 de março de 2012, realizou-se no Clube “Ouro Negro”, sessão solene da CMSM onde foi outorgada belíssima placa com dizeres especiais, assinada em nome de todos os Edis, pelo Presidente, Carlos Alberto Gomes Alves. Foi-nos consignado TÍTULO HONORÁRIO DE HONRA AO MÉRITO. 
Cada Vereador fez entrega do título a sua escolhida. Para o mesmo fim, foram convidadas dez mulheres que representam a luta da mulher na política e a consolidação do preceito constitucional que prevê: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações,  (Inc. I, art.5º) para proceder a entrega a mim.
Convidada a falar, na oportunidade, recomendaram-me que o fizesse sobre a experiência vivida nos seis anos em que fui vereadora e presidente daquele poder no último biênio.
Foi fantástico ver a platéia vibrar com o que ia dizendo Entre mais, critiquei leis que se promulgam como se a Constituição já não previsse a matéria/objeto, como uma que anda “no prelo” e que obriga pagar a mulher o mesmo que ao homem no exercício da mesma função.
Por acréscimo grande número de quem estava presente foi  aluna(o), quando dei aula de português no “Ceciliano Abel de Almeida”.
Foi uma beleza! Cada afirmativa era um delírio de aprovação. É impossível não sentir o vibrar das cordas do coração onde me ressoava um hino de amor e gratidão a Deus, aos que me querem bem, pela homenagem.

Em março, ainda tem mais. Depois conto sobre o Encontro de Escritoras no Panamá com novas emoções.