quarta-feira, 6 de março de 2013

A CAMINHO


E aqui vamos nós caminhando pelo tempo da quaresma, tempo em que mediante penitência somos chamados a converter-nos, isto é, a mudar de vida.  Mudar naquilo que em nossa maneira de pensar, de ser e de agir não somos o que devemos ser. Nossa imagem e semelhança com Deus ficou ofuscada.

Na origem, digamos que éramos perfeitos, mas o pecado nos desfigurou. Estranhamos o sofrimento pelo qual passamos, que nossa alegria não seja intensa, nem tão serena quanto seria bom que fosse, mas não admitimos que somos nós mesmos os responsáveis por tudo que nos acontece.

Importa que unamos os nossos corações ao de Jesus para fazer com que ele tenha o mesmo compasso do dele (do coração de Jesus). Creiamos nas palavras do Evangelho fazendo dele nossa leitura diária.

A Igreja, sempre e com grande sabedoria, nos oferece reflexões úteis para crescermos na vida espiritual. A Campanha da Fraternidade é momento privilegiado. Ao lado de práticas, capazes de amansar nosso egoísmo, nossa falta de amor e misericórdia devidos, tanto em relação às criaturas,  como ao criado, um tema particular nos ajuda. Este ano é Fraternidade e Juventude. Criticamos muito nossos jovens, quando vemos o que fazem costumamos até dizer que este mundo tá virado, mas são raras as pessoas que admitem que seu modo de agir não contribui também em relação aos jovens para que vivam melhor.

Verifica-se que temos uma incrível capacidade de nos indignar, que não a percamos, antes canalizemos para abominar as coisas que estão erradas, ao mesmo tempo procurar contribuir para que se acertem.

Gente, tudo de que usufruímos, tudo que nos atinge, tudo que está ao redor de nós, a qualidade das amizades, a intensidade do amor, tudo depende de nós.

Lembremos de rezar na intenção do novo Papa.

Maria, mãe de Deus, mãe dos filhos de Deus, dos pais e dos filhos jovens, intercede por nós e faze que entendamos o dever de contribuir para que a vida seja melhor, não fiquemos esperando que os outros façam, antes, que a seu exemplo em Caná, percebamos o que o outro precisa e cuidemos com o  que estiver a nosso alcance, de ajudar.