domingo, 23 de junho de 2019

CORPO DE DEUS


Em alguns lugares a Festa do Corpo Cristo é comemorada neste domingo.  Deixo aqui os dois programas que fiz na rádio esta semana, para sua meditação. 
19 de junho de 2019 quarta-feira - Véspera de Corpus Christi

Amanhã é dia da Festa do Corpo de Deus. Em muitas cidades, devotos se ocuparão na confecção daqueles lindos tapetes, o que significa, sem nenhuma sombra de vida, o Amor que lhes inspira o Amigo, Salvador, Redentor, Pão de vida, Jesus, o reconhecimento de que Ele se fez verdadeiramente alimento para nossa vida espiritual.
Corpus Christi ou Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Confirmação da promessa que Jesus fez: “não vos deixarei órfãos” ou “meu corpo é verdadeiramente comida, meu sangue é verdadeiramente bebida”.

Não tem data fixa, acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É uma alusão à quinta-feira santa quando Jesus reuniu os apóstolos e instituiu o sacramento da eucaristia, na chama Última ceia. Não seria possível fazer festa se Jesus estava prestes à paixão.

É uma festa que foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. Há 755 anos, portanto

No dia, são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão. O ostensório com o Corpo de Jesus é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, com Ele seguem multidões de fiéis em cada cidade brasileira e do mundo. A procissão é memória da caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, enquanto a procissão pelas vias públicas é uma recomendação da própria Igreja. Pelo Código de Direito Canônico foi estabelecido que  Bispo Diocesano deve tomar as providências para que ocorra toda a celebração e que se constitua em sincera adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

20 de junho de 2019  - SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI[1]

 A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas de nossa cidade, para que todos saibam que temos um alimento constituído pelo Deus que nos criou.
Durante a festa Corpus Christi, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, constituído pelo próprio Cristo.
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa de uma religiosa de nome Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que em visão Jesus lhe pediu que se realizasse uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.
Contam-se vários milagres eucarísticos. Entre eles, o que aconteceu na Boêmia, quando um padre de nome Pedro de Praga, ao celebrar uma  Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, na Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue no corporal que estava sobre o altar. Dizem que após a consagração, o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, proclamou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”, que significa Corpo de Cristo.
 Depois do encontro e pronunciamento do Santo Padre, o Papa Urbano IV (1262-1264), a manifestação religiosa foi crescendo e crescendo até ao que temos hoje, belíssimas procissões e exposição esplendida do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, sobretudo o AMOR DOS FIÉIS.