domingo, 8 de dezembro de 2019

DESABAFO


                                                      Valsema Rodrigues


Como Chaplin
Busco inocência e felicidade...
Permanecem forte dentro de mim
A esperança e a verdade!

Ainda sonho...sonho...
Não conseguiram matar meus sonhos!.!
Embora seja proibido sonhar
Neste País de desencantos!

E insisto em amar
Embora não seja permitido
Por certas convenções sociais...
Que se amem Todos!!
Que desapareça a homofobia!
Teimosamente,
Quero sempre despertar
O amor e a sedução...

Tenho fome...tanta fome...
Não apenas de macarrão com pão
( se é que se pode ainda comer
macarrão com pão)
neste País com inflação!

Tenho fome de Justiça Social
De acabar com a miséria, as doenças,
Violência, desemprego, desespero,
Tanto mal...

Tenho fome de emoção,
Fantasia, sensação, alegrias
Paz , saúde e  verdades
Quanta imoralidade!

Tenho fome
De que o VIVER, o sonhar,
E O existir do SER
Sejam vividos
Na mais pura essência
Da verdade, da justiça, da ética,
e da realidade.
Sem jamais anular a vontade
Da Criatura. Jamais!



AQUELAS ÁGUAS


Translúcidas águas
daquele curso,
desfilavam sob meus olhos,
em placidez invulgar.

Fiquei à beira contemplando,
com coloridos tantos,
restei deliciando-me.
Pedrinhas que com brilho
permanente se tornaram cristais,
enfeitando o fundo.

Fazia parte desse contexto,
espargindo brilho fulgente,
incidindo sobre as águas,
valendo-se das marolas
produzidas pelo sopro do vento
e enchiam-se de estrelas.

Indizível a sensação de paz
que me envolveu.
Nem vi passar o tempo,
só percebi que de repente,
anoiteceu.

Marlusse
Junho 2019

EU SOU A IMACULADA CONCEIÇÃO

Neste próximo domingo, dia 8 de dezembro, lembramos a concepção de Maria, a Imaculada, sem mácula, sem como nós, manchada pelo pecado original.

Claro que existe uma grande justificativa para tanto, desde sempre, o Senhor predestinou que a filha daquele casal muito simples de Nazaré, Joaquim e Ana, a qual foi dado o nome de Maria, Miriam em hebraico, quando chegasse a plenitude dos tempos, seria constituída em Mãe do seu Filho que veio à terra com uma missão ao mesmo tempo em que para proceder a Revelação, como para anunciar a Boa Nova do Pai, mas suas obras se reverteram em serio sinal de contradição.

Traído mesmo pelos que lhe estavam sempre por perto, com destaque para o personagem Judas, passando por ver-se preterido a Barrabás, o que lhe impingia a mácula de criminoso hediondo. E acabou morrendo pregado na cruz. 

Coube ao Papa Pio IX, no dia 08 de dezembro de 1854, juntamente com 54 Cardeais, 43 Arcebispos, 100 Bispos e mais de 50 mil romeiros, que foram a Roma do mundo todo, declarar a Bula INEFFABILIS DEUS,  que traz o seguinte dogma: 

"É de Deus revelada a Doutrina que sustenta que a Virgem, Bem-Aventurada Maria, no primeiro instante de sua conceição (nascimento), por singular Graça e privilégio do Deus Onipotente em vista dos méritos de Jesus Cristo,o Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, e dessa maneira deve ser crida por todos os fiéis".

Desde este dia, os católicos passaram a acreditar que Maria nasceu Imaculada, quer dizer, sem mácula, sem mancha, sem pecado, não tendo herdado o pecado de Adão, como todos os outros herdamos. Um privilégio dado  por Deus, por causa do seu Divino Filho. 

Depois de três anos dessa solene proclamação, no dia 11 de agosto de 1858. milagrosamente, Nossa Senhora apareceu, quinze dias em seguida, perto da  pequena cidade Lourdes na França, a uma menina pobre, de  13 anos de idade, chamada Bernadete. 

No dia 25 de março, Bernadete suplicou que Nossa Senhora lhe revelasse seu nome. Após três pedidos sucessivo, Nossa Senhora lhe respondeu: "Eu sou a Imaculada Conceição".

Assim, embora o próximo domingo seja o segundo do advento e tem prioridade na liturgia, a Missa girará em torno, não podemos desconhecer do fato IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA o qual tem tudo a ver com o advento. É tempo de espera, ele acontece durante quatro semanas e Maria é a principal estrela do advento, por isto invocamos sua proteção: rogue por nós pecadores para que sejamos dignos das promessas de Cristo, rogue agora e na hora da nossa morte. Amém.