quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FAMILIA: IDÉIA MARAVILHOSA DE DEUS


Minha família materna
Pe. José Roberto Abreu de Mattos
Acho que Deus sempre gostou da ideia da família. Criou Adão e o fez senhor de todos os animais e criaturas do Paraíso terrestre. Mas percebendo que estava muito solitário, criou para ele uma esposa.
Ao vê-la Adão exclamou: "Esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne!" (Gn 2,23)                                                                                            Deus também pensou que esse casal seria completo se tivesse filhos; por isso abençoou-os com a graça da fertilidade para povoar a terra. Deus tem um plano sobre nossas vidas: quer que sejamos santos como Ele é Santo.                   
A alguns Ele quer que cheguem à santidade na vida sacerdotal, a outros na vida religiosa, mas à maioria Deus os quer santos na vida matrimonial, dentro de uma família. "Família é uma comunidade baseada na vida e no amor". Comunidade significa mãe, pai e filhos, vivendo uma vida em comum, trabalhando cada qual para a realização de cada um como pessoa, sempre aceitando e respeitando as diferenças individuais.
Vive-se a família um projeto onde não deve jamais haver o "meu" ou o "teu", mas somente o "nossos". E isso só acontece porque nela se vive o amor. Esse amor nasce de uma profunda admiração pela pessoa do(a) outro(a), nas certeza de que só é feliz si se fizer o(a) outro feliz. Esse amor faz com quer a relação homem e mulher seja estável e duradoura. Casamento não é coisa descartável. Essa ideia deve estar clara principalmente na mente dos jovens, constantemente bombardeados pela televisão, revistas e novelas que os fazem acreditar que o casamento é coisa provisória... que pouco importa a realidade dos filhos...e que a infidelidade está na moda. Essa realidade desvirtuada sobre casamento, infelizmente, faz com que casais se juntem, a maioria por causa de uma gravidez indesejada, imaturos e despreparados, gerando filhos que, quase na certa, vão ser educados por avós, babás, ou creches, os chamados pais substitutos.
A toda essa ideia enganosa de casamento, nós, cristãos, temos a oferecer ao mundo, como modelo a "família cristã", a exemplo da Sagrada Família de Nazaré. A família cristã é a união de pessoas batizadas. Pessoas, ao mesmo tempo, santas e pecadores em processo de santificação e que procuram viver da fé em Jesus. è no seio dessa família cristã que os filhos descobrem Deus, e principalmente que Deus é "Amor".
A família cristã é o espaço de vivência do Evangelho: pois dentro dela os filhos aprendem a conhecer a Bíblia: aprendem a rezar, a partilhar e a perdoar. Pais e mães cristãos tem consciência de que são os primeiros educadores de seus filhos na fé e sabem que não podem delegar a tarefa de educação religiosa nem só para o padre e nem só para o catequista. João Paulo II declarou recentemente: A família missionária é a esperança do novo milênio."
É um recado grave para nós. A família não pode se fechar sobre si mesma! Pais, mães e filhos devem sair para fora dos limites de seus lares para santificar seus vizinhos, sua rua, seu bairro. Participar de suas comunidades paroquiais para, junto com outras famílias, mudar estruturas, corações e mentalidades. Colaborar, em última análise, na implantação do Reino de Deus na terra.
O Pe José Roberto Abreu de Mattos (Pe Beto) é pároco da Igreja Santo Antônio do Lausanne localizada na Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2221 - Lausanne - São Paulo - SP
Fonte: Boletim Santo Antônio do Lausanne - Ano I - Nro 07 - Outubro de 2001