terça-feira, 9 de abril de 2019

UMA ABORDAGEM SOBRE A VIOLÊNCIA

Logo de violência? Não tem outro assunto menos impactante não?
     Bebê salvo no lamaçal.
Claro que sim e muitas, mas não podemos ignorar que a violência faz parte do nosso cotidiano, das nossas vidas, chega de muitas direções, entra pela porta de nossa casa adentro, produz estragos. Neste exato momento, tem gente que ouve rádio para não dormir, porque é vigia em algum lugar, tem o motorista, os pilotos de avião que transportam pessoas em horários noturnos e outros que trabalham neste período, mas vão dormir outra hora. O chato é que tem g
ente acordada e não é por nada disto. Não consegue dormir, devido ao stress, devido a alguma preocupação... E isto é uma violência, levar a pessoa a tal situação que ela acaba sem poder dormir, coisa tão importante para manutenção da nossa saúde.

Isto mesmo: Violência num conceito elaborado para um fim, por alguém se pode dizer que significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.

A violência se manifesta de diversas maneiras, em fuerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, e outras. Póde ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal , que causa danos moris, que muitas vezes são mais dif´[iceis de equecer-se do que os danos físicos.

A palavra violência (deriva do latim "violentia") significa "veemência, impetuosidade". Partir para cima do outro com maldade, desejo de fazer mal.
Se nós começarmos a dizer o que é violência encontraremos inúmeras formas de manifestação dela no nosso dia.



Violência é considerar-se superior a qualquer pessoa com quem se conviva ou se encontre; Violência é cuidar só de si e dos seus interesses, deixando “que todos os outros se explodam”: ...é tirar do outro uma coisa da qual ele tanto goste;...  é não honrar pai e mãe, não cuidar deles nas suas necessidades...  É encher a pança e não ter olhos para ver quem está com fome ao seu lado, para se dar bem, fazer qualquer coisa, pisar pessoas, mantê-las escravizadas com migalhas, quando nas próprias mãos existe muito mais; ... é a ação do governante que rouba e deixa que o povo passe necessidade, é não cuidar das crianças, zombar dos impotentes, hostilizar o velho... Viu? Se a gente começar a enumerar, não tem fim.
Soldado talibã espanca mulher. 

Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os a tos de violação dos direitos:
- civis que são a liberdade a privacidade, a proteção igualitária;
- os sociais: a sauúde, a educação, a segurannça, a habitação;
- os econômicos (empreo e salário):
- os culturais, ou seja, manifestação da própria cultura;
- políticos: participação na política, direito de votar em quem quiser, sem comprar voto. E a este ponto me lembro de que existem os que chamam “eleger-se” ao ter prestígio. Kkk

Como vamos concluindo Violência não é só a domestica, aquele tipo de violência que ocorre em um contexto familiar, ou seja, entre parentes. Poderá ser entre o pai e a mãe, entre os pais e os filhos, etc.
Abusos sexuais a crianças e maus tratos a idosos também constituem violência doméstica.
Existem cinco tipos de violência doméstica: a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Diariamente, cerca de duas mil pessoas apresentam queixas na polícia, alegando ter sofrido violência doméstica.

E há uma que acontece, mas tenho impressão que apenas poucos a percebem, é a violência urbana que por acréscimo é também um tipo de violação da lei penal. Consiste na prática de crimes diversos contra pessoas (assassinatos, roubos e sequestros), e contra o patrimônio público, influenciando de forma negativa o convívio entre as pessoas e a qualidade de vida. Há quem diga que se manifesta particularmente nas grandes cidades, acho que não. Há muita cidadezinha por ai, onde tudo também acontece.

Um dos principais fatores que gera a violência urbana é o crescimento acelerado e desordenado das cidades. Como consequência surgem graves problemas sociais como fome, miséria, desemprego e marginalização, que associados à ineficiência das políticas de segurança pública contribuem para o aumento dos atos de violência.

Muitos desprovidos de bens, muitos que vivem pela rua, acham que a situação deles é culpa nossa, pode até ser, em parte, mas na verdade é mais de cada um, porque Deus criou o mundo para todos e cada um deve tratar de pegar a sua parte e fazer bom uso dela.

Ao se fazerem pobres coitados tocam o coração de muita gente boa que acaba se entristecendo e aqui está mais uma violência.

- Será que você não está exagerando não, Marlusse?                                             

- Acho que não, eu disse acho, porque se nos lembrarmos de sempre de que Deus é o Senhor, agora tenho certeza, e se vivêssemos para conhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo, tudo ia ser bem melhor.                                                                                                    
- Como é inocente essa Marlusse... 
– Inocente eu? Só porque creio que Deus é bom, que quer o nosso bem, que nos salvou e nos quer livre e que não podemos esquecer que é pela justiça que seremos salvos?

Marlusse Pestana Daher