sábado, 18 de agosto de 2012

UM GRANDE MOMENTO

Acadêmica Karina Fleury
A Professora, Mestra e Doutoranda em Letras Karina de Rezende Tavares Fleury, acadêmica da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, será oradora oficial na reabertura da AMALETRAS, dia 22 do corrente mês de agosto em São Mateus - ES.

Ela falará do momento, fará a saudação alusiva e de boas vindas aos novos acadêmicos.

Sua oração integrará os anais da Academia. Olhei pelo buraquinho da fechadura e gostei do que vi. Entre mais ela diz:

... Éstes, em Mulheres que correm com lobos (Rocco, 1994). O tema é a transmissão ancestral de valores. Um costume dos antigos reis africanos, escreve a autora. Chama-se “Um pauzinho,dois pauzinho” (p. 154) que aqui cito um excerto:

Na história, um velho está à morte, e chama a família para perto de si. Ele dá um pauzinho curto e resistente a cada um dos seus muitos rebentos, esposas e parentes. “Quebrem o pauzinho”, determina ele. Com algum esforço, todos conseguem quebrar seus pauzinhos ao meio.

“É isso o que acontece quando uma pessoa está só e sem ninguém. Ela pode ser quebrada com facilidade”.

Em seguida, o velho dá a cada parente mais um pauzinho.

“É assim que eu gostaria que vocês vivessem depois que eu me for. Juntem seus pauzinhos em feixes de dois ou três. Agora, partam esses feixes ao meio”.

Ninguém consegue quebrar os pauzinhos quando eles estão em feixes de dois ou mais. O velho sorri.

“Temos força quando nos juntamos a outra pessoa. Quando estamos juntos, não podemos ser quebrados”(ÉSTES, 1994, p. 154).

A lição de vida que o moribundo africano nos dá é aquela que, no senso comum, dizemos: a união faz a força!

E para finalizar, dedico-lhes, caros Acadêmicos da AMALETRAS, um trecho da mensagem proferida por Machado de Assis, na abertura da memorável sessão de fundação da ABL: “Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles o transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira”.

Dá para perceber que a fala será realmente magistral. E de quanto é importante que juntemos as forças por uma boa literatura.

Na oportunidade, serão outorgados a pessoas que se destacaram por algum fato, títulos de Membro Honorário da AMALETRAS, é uma faculdade do art. 15 do Estatuto. Muitas outras pessoas são merecedoras e a seu tempo serão lembradas.