quinta-feira, 28 de novembro de 2013

AÇÃO DE GRAÇAS

O que é Dia de Ação de Graças:


O Dia de Ação de Graças (conhecido em inglês como Thanksgiving Day) é um feriado celebrado maioritariamente nos Estados Unidos e Canadá. Nos Estados Unidos é celebrado na quarta Quinta-feira de Novembro, e no Canadá, na segunda Segunda-feira de Outubro.
Como o próprio nome diz, o Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus e outras pessoas pelas bênçãos e coisas boas recebidas durante o ano. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e Passagem de Ano.
O Dia de Ação de Graças é um feriado familiar, onde é normal familiares fazerem longas viagens para estarem reunidos. Outra grande tradição deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica, onde tipicamente se come peru (por isso também é conhecido como Turkey Day - Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras coisas.
Origem do Dia de Ação de Graças
Os primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila. Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621. Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados a nível de agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas.
Em 1863, Abraham Lincoln anunciou que a quarta quinta-feira de Novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças.
Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças
Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças, onde o Presidente americano em exercício perdoa dois perus (um oficial e um reserva), salvando assim os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus - a estimativa de perus que são consumidos durante o feriado.
O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos.

A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday (Sexta-feira Negra em português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, e por esse motivo, as lojas ficam superlotadas, de tal forma que todos os anos, há sempre casos de confrontos entre clientes que lutam tentando obter os mesmos produtos, ou pessoas que passam mal por estarem nesse tipo de condições adversas.

AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA


“Em tudo que alvorece há um sorriso de esperança”. Há muito tempo, conheci este pensamento e lembro-me dele porque sempre me vem à lembrança, associado a um nascer.

É verdade, ficamos contentes, sorrimos diante de um recém nascido, sorrimos encontrando uma pessoa que nos passa sentimento bom, pois, primeiros momentos se revestem de algum encantamento.

Ih, mas me lembro também que é quando passamos a conhecer melhor as pessoas que descobrimos as falhas delas e tendemos a desgostar...  E ai está o “x” da questão. Não acho que devamos gostar das pessoas por serem perfeitas ou teríamos problema: não encontrar ninguém de quem gostar,   porque ninguém é perfeito.

Cuidemos de não ficar atrelados ao que vemos à primeira vista, até para não cair em alguma armadilha, muito menos deprezar dificuldades ou pessoas.

As dificuldades que encontramos nos ajudam a medir nossa capacidade em superá-las.  Fazer algo, realizar uma tarefa, demanda garra, vontade de lutar, quem não luta, não vence.

As pessoas são frágeis, como nós. Será o amor que cultivamos pelo próximo que nos ajudará a amá-las como são. Nós também somos o próximo de todos os outros.

E mesmo que ao fazer o balanço do dia que vivemos, acharmos que não foi tão bom, não desanimemos, temos uma mãe querida que nos ama e intercede por nós. 

Amanhã? amanhã será outro dia!

Cinco Minutos com Maria

Rádio América AM 690