sábado, 8 de março de 2014

FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO

A Campanha da Fraternidade que se realiza todos os anos no Brasil, no tempo da quaresma, faz com que esse mesmo tempo adquira maior expressão e nos interpele ainda mais. Todas as atenções da Igreja se voltam para a dolorosa paixão de Jesus e sua atrocíssima morte na cruz. Se alguém disser, mas já passou, aconteceu há mais de dois mil anos atrás, engana-se, não passou, a paixão e morte de Jesus continua nas pessoas com toda sorte de sofrimentos que as aflige, com todas as dores, lágrimas, fome, miséria e escravidões. Na expressão do Apóstolo Paulo: completo na minha carne, o que falta à paixão de Jesus Cristo

O tema proposto para este ano “fraternidade e tráfico humano” é atualíssimo, como foram e continuam sendo os das CF dos outros anos. Além do tema temos o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou! (Gal.5,1)

Acontece principalmente nas famílias mais pobres. Enganadores se aproximam dos jovens, moças ou rapazes, com promessas fantásticas de uma vida muito melhor do que a que estão vivendo, mas isto, em um país que não é o nosso. Depois que o(a) pobre coitado(a) fica encantado(a), fica deslumbrado(a), cheio de ilusões, recebe roupas novas, tem passagem paga e quando chegam lá é que vão descobrir que tudo não passava de uma grande mentira. 

Passam a viver como escravos sem direitos e cheios de obrigações. Novela é um dos males da nossa sociedade porque quase sempre apresenta aspectos contrários à moral e à dignidade das famílias, mas foi numa novela recente  que pudemos assistir, ainda que por representação, a vivo e a cores.


É para a liberdade que Cristo nos criou, portanto, não aceitemos nenhum tipo de vida que contrarie nossa dignidade de filhos de Deus e tenhamos a coragem de denunciar, se acabarmos por descobrir que por perto de nós, situações desse tipo, podem estar acontecendo, certifiquemo-nos bem e denunciemos.