quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

15 de agosto 2013

Certamente, ninguém jamais duvidou que quando Nossa Senhora morreu, não foi sepultada, sujeitando que seu corpo passasse pelo castigo da terra.

Não se trata de uma mulher simplesmente, ainda que sempre tenha vidido uma vida muito simples, como uma  simples mulher.

Vejamos: a filha de Ana e Joaquim foi concebida, preservada do pecado original ao qual estão sujeitos todos os descendentes de Adão, isto é, todos nós. Por isto, uma das invocações que lhe fazemos: “rogai por nós” é exatamente quando repetimos: “Ó Maria, concebida sem pecado original”.

Tratou-se de uma intervenção direta de Deus porque escolhera a pequena nazarena para ser mãe do seu Filho, já que a humanidade decadente pelo pecado, fora aliviada, mediante a promessa do advento do Salvador.

Esse Salvador assumiria a natureza humana e como tal, tinha que nascer de uma mulher. Logo, Deus não obstante sua onipotência, precisou de uma Maria que aderisse sem reserva à sua vontade e fosse capaz, mesmo diante da necessidade de muito heroísmo, protagonizar o Plano da Salvação.

E o verbo se fez carne, nasceu de Maria, carne da carne dela, sangue do sangue dela.

Como pensar que o corpo, tabernáculo de Deus que se fez homem e habitou entre nós, não tenha sido levado ao céu?

A prudência com que a Igreja sempre age, fez com que só no ano de 1950 fosse proclamado pelo Papa Pio XII, como dogma de fé: Maria foi assunta ao céu, pelo poder de seu Filho.

É a grande festa que a Igreja comemora hoje, porque é grande o privilégio da assunção de Maria, em corpo e alma ao céu.

Francisco de Nossa Senhora

O Papa Francisco nos vem dando muitos exemplos de uma vida despojada, não quer saber de nada que diminua sua anterior opção pela pobreza, nos moldes do seu ser religioso, ele fez voto de pobreza, na Companhia de Jesus, (Congregação de Padres fundada por Santo Inácio de Loyola) a qual pertence.

Quero destacar aqui o exemplo de amor e a veneração por ele demonstrada por Nossa Senhora, a Mãe de Jesus.
Veio para a Jornada Mundial da Juventude, não ficou passeando por ai, mas quis ir  a Aparecida do Norte, onde se encontra o Santuário da Padroeira do Brasil, o mais visitado, procurado, frequentado pelos brasileiros e não só nas grandes solenidades ou por ocasião da festa que se realiza em 12 de outubro, todos os dias muita gente vai lá.
Foi lindo ver o Papa saindo depois da celebração da Santa Missa, com a imagem de Nossa Senhora de encontro ao seu coração, como também teve gestos de reverência e veneração  por ela. Ele nos repete que Maria deve ser modelo das nossas vidas, que devemos olhar para ela, como se olha para alguém que foi capaz de dizer um sim, tão grande, tão autêntico e tão generoso, tudo fazendo para não trair jamais a confiança da qual Deus a fez depositária, quando pediu sua colaboração para realizar o plano da salvação, quando então, o Verbo se fez carne e habitou entre nós.
Quando quisermos saber como é que se agrada a Deus, façamos o que devemos fazer  enchendo-nos do espírito de Nossa Senhora, deixemos que seja ela a nos conduzir e ensinar.
Amanhã, 15 de agosto, comemoramos a Assunção de Maria ao céu , alegremo-nos  e exultemos com a sua glorificação.

Sejamos devotos de Maria não nos decepcionaremos jamais.