segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

RAZÕES DE ALEGRIA




Neste terceiro domingo do advento, quando as leituras, objeto de reflexão em todas as Celebrações Eucarísticas, nos convidam à alegria, alegramo-nos também pelo fato de ter-se oficializado em todo o mundo católico, a abertura do Ano Jubilar da Misericórdia. Ideal do Papa Francisco foi instalado no último dia 8 deste mês de dezembro, dia da Imaculada Conceição da Virgem Maria.


Foram abertas as portas santas, assim chamadas por representarem a passagem que faremos para o mundo da graça, desde que nos tenhamos dispostos à pratica de obras de misericórdia e nos reconciliemos mediante o respectivo sacramento. E teremos o perdão de todos os nossos pecados.

Jubileu na tradição hebraica era celebrado a cada cinquenta anos quando eram perdoadas dívidas e penas e libertados escravos. Entre os católicos passou a ser celebrado a cada vinte e cinco anos.

Os últimos Papas viram na ocorrência, oportunidade e utilidade de proceder-se a jubileus focalizando um tema necessário. O Papa Francisco escolheu a misericórdia. Neste sentido afirmou: "O perdão de Deus não pode ser negado a quem quer que seja e que esteja arrependido, sobretudo quando, com coração sincero, se aproxima do sacramento da confissão para obter a reconciliação com o Pai. [...] O perdão deve alcançar todos, pessoas doentes, idosas e sós, nem que seja através dos meios de comunicação social, todos podem alcançar a indulgência”. 

O Papa sabe como são grandes os danos causados pelo pecado que prolifera cada vez mais entre os homens. A cada dia perde-se a consciência da luz, a maldade brota de todo lado e ninguém se exclui.

Jesus já veio e já morreu pelos nossos pecados, mas não conservamos os benefícios da redenção por Ele operada, emporcalhados das pontas dos dedos dos pés aos fios de cabelo do alto da cabeça, carecemos de novo perdão, carecemos de reconciliação, que a misericórdia de Deus se derrame sobre nós.

O tempo é propício. Peçamos a Nossa Senhora que seja companhia das nossas jornadas, que aprendamos com seu exemplo a amar a Deus como convém, a entendermos sempre mais a importância de termos para com a criação e para com as criaturas todo carinho, dispensemos a todos, todo cuidado  e busquemos para todos o que estivermos buscando para nós mesmos.
Dá-nos, Senhor, um coração misericordioso!


                                                  Vitória,14/12/2015                                                                                                                 

Entenda o sentido do jubileu da misericórdia: 

http://noticias.cancaonova.com/entenda-o-significado-do-jubileu-da-misericordia/