quarta-feira, 15 de maio de 2019

UMA ÚNICA NOSSA SENHORA


As diversas denominações de Nossa Senhora representam a origem das várias manifestações operadas por ela e com as quais a veneramos.
Anunciação

Muitos pintores a têm apresentado em seus quadros, cada um a seu gosto, ou de acordo com sua inspiração.  Nossa Senhora porque é Mãe de Jesus, nosso Salvador é: de Fátima, porque apareceu no lugar do mesmo nome, de Lourdes pelo mesmo motivo; auxílio dos cristãos é Auxiliadora, assim sucessivamente.

Estes diversos nomes já fizeram com que fosse feita muita confusão da parte de quem não leu o suficiente a respeito, nem ouviu explicação. E há quem pergunte: existem várias Nossa Senhora? Não, Ela é uma só, mesmo que, como já disse, possamos encontrá-la com diferentes faces porque quem pinta, cria de acordo com o que imagina. Maria não foi fotografada, todas as imagens são pinturas, ou grafites, outras formas de colocar imagem no papel.
Imaculada Conceição 

Uma coisa é certa, mesmo que com faces diferentes, quem pega uma imagem distingue uma das outras, de qualquer outro santo.

Há uma marca em Maria que a torna inconfundível com qualquer mulher entre as mais virtuosas. Ela foi concebida sem a mancha do pecado original, ela disse generosamente a Deus, um SIM que mudou a face da terra, que permitiu que o Filho de Deus se fizesse homem e viesse a terra para salvar os mesmos homens.

É a Virgem que sabe ouvir que depois de viver silenciosamente a lado do Filho, enquanto ele crescia em Nazaré, manifesta-se como intercessora em Caná, no episódio das Bodas em que os noivos quase passaram vergonha por falta de vinho. É do seu estilo, antecipar-se em fazer favores e trazer graças.

Maria praticamente desapareceu para que o Filho fosse visto, a Ele sim, toda honra e toda glória. Entretanto, assim que soube das hostilidades pelas quais passava, na hora da paixão, na hora de dor, vai-Lhe ao encontro e acompanha em silêncio e dor imensa seus passos no caminho do calvário e quando Ele morreu ela estava lá, de pé, aos pés da cruz.

Maria, Mãe do Salvador e nossa Mãe, interceda por nós para que sejamos seus verdadeiros devotos, o que significa imitá-la na prática de todas as virtudes.