segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

S I M


A palavra “Sim” tem singular e grande importância. Constituída de apenas três letras, seu significado não tem limite. Tornou-se símbolo da Virgem Maria que o notabilizou ao responder Sim ao projeto de Deus que o Anjo Gabriel  acabara de lhe anunciar. Foi um gesto que se traduz no mostrar de sua carteira de identidade: sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua palavra.

O sim de Maria mudou a face da terra, cantou Mary Cecília. Um sim dito por alguém muda o curso de sua vida e da sua história.

Não por outro motivo, quando duas pessoas decidem unir suas vidas em matrimônio, cuja importância o eleva a condição de sacramento, quando lhe é perguntado se o fazem por livre e espontânea vontade e se é para sempre, respondem com um Sim.

Responder sim é  forma de consentir que marca o início de um depois perene ou enquanto durar a vida. É Deus quem pessoalmente recebe essa resposta pessoal.  Ele também previne todas as graças que vão ser necessárias para que a pessoa tenha forças, habilidades e coragem para levar a frente o compromisso que assume.

O sim é uma resposta, logo, supõe que houve uma interpelação e como é Deus o autor de tudo, quem pergunta ou interpela é sempre Ele.

Pela vida a fora todos encontramos inúmeros momentos de dizer Sim, quando Deus pede, quando dá, quando diz.

Que como Nossa Senhora estejamos sempre disponíveis e que nossa resposta a Deus seja sempre o mais generoso sim.