sábado, 14 de dezembro de 2019

JOÃO BATISTA, O PRECURSOR



João Batista, o  precursor.
O precursor, João Batista, assume papel extraordinário na preparação da vinda de Jesus. Entre suas palavras sinto como a mais forte aquela em que diz: preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas, façam rápido, ele está perto. Penso que o ouvinte saiba que caminhos e veredas aqui referenciados, não é um lugar ou vários, no ambiente que vivemos. É nossa alma, é nosso espírito, é nossa disponibilidade de ouvir sua Palavra, é por em prática, é sempre fazer tudo aquilo que Ele nos disser.

Falo particularmente do nosso Brasil no qual vivemos um ano durante o qual tivemos muita mentira rolando, muito roubo descoberto e impunidade que campeia, autoridades que perderam por inteiro o respeito que é lhes devido em virtude do poder que possam deter, uma vez que é muito verdadeiro “o dito”: “respeite, para ser respeitado.” Demos um passo a frente, elegemos um Presidente que pelo menos em uma coisa é diferente de tantos. Com medo de que seja um líder inconfrontável, seus opositores, batem o tempo todo em suas costas e o acusam como responsável de absolutamente tudo.

Com as hostilidades trocadas, esquecemos que construímos uma aura de males que passaram a fazer parte do nosso dia a dia, que nos cegaram e contaminaram o ar que respiramos e adoecemos todos de mal, de males, muito ou pouco.

Penso que pode ser esta uma forma de preparar o caminho do Senhor: deixar de nos hostilizar, nos irmanarmos, querermos, sobretudo o bem da Pátria e o bem de todos. Contribuir para o que de bom é feito e não torcer para que de errado, tipo “que o Presidente se exploda”.  Cuidemos do ambiente, que como estamos vendo está-se vingando dos males que lhe são causados e as chuvas abundantes que caem causam danos impensados, castigando, sobretudo os pobres que vêm de um momento para outro perderem tudo, como se diz, se verem reduzidos a vestimenta que tiver no corpo. Endireitai suas veredas, apressemo-nos a um grande gesto de reconciliação, abracemo-nos, não esquecendo nunca que chamamos ao mesmo Deus de Pai. 

É a proposta do Messias, mas só será capaz de aderir a ela, quem tiver percorrido um autêntico caminho de conversão, de transformação, de mudança de vida e de mentalidade.

Amando, amando, amando e depois amando mais ainda.