segunda-feira, 25 de março de 2013

ANUNCIAÇÃO


Hoje é segunda-feira da semana santa e sendo 25 de março é o dia em que o anjo Gabriel foi mandado anunciar a Maria que ia ser mãe de Jesus, é o dia da anunciação.

Foi dado ao mundo saber que a salvação esperada chegava fazendo com que acabasse o jugo do pecado, isto é, mediante o mistério constituído pela certeza de que uma Virgem conceberia do Espírito Santo.

Nossa reflexão tem que se concentrar em Maria.   Ela é a grande estrela desse dia. O plano de Deus já existia desde toda a eternidade, para Maria, no entanto, foi verdadeira surpresa. Grandes mulheres eram consideradas como prováveis escolhidas por Deus para mãe de seu Filho. Contrariando toda expectativa, a escolha de Deus recai sobre quem sequer imaginava que seria escolhida.

Claro que Maria vivia uma vida singular, ela conhecia as escrituras, provou isto no canto do Magnicat, mas era suficientemente humilde para não cogitar ou supor que seria a grande escolhida, aquela que pisaria a cabeça da serpente, rechaçando a prepotência de Satanás.

Não obstante o que estamos comemorando nessa semana, quando se trata de Nossa Senhora, podemos fazer uma pausa e pensar nela com a veneração que a importância de ser mãe de Deus lhe dá. E principalmente, se quaresma é tempo de conversão, se conversão é voltar-se para Deus e fazer Dele nosso tudo, em companhia de Nossa Senhora, seguindo seu exemplo, ou agindo como ela agiu, em síntese, imitando seu exemplo, faremos tudo que nesta semana que é santa requer e obteremos a verdadeira conversão.