sábado, 2 de agosto de 2014

PERGUNTARAM-ME E EU RESPONDI



Entre os dias 20 a 24 do corrente mês de agosto, (se Deus quiser) , participarei do VI ENCONTRO MUNDIAL DE ECOPOESIA  que se realiza na cidade de Tumbes no Peru.

Em vista da oportunidade, me perguntaram e eu respondi .

- Desde quando, Marlusse, você escreve poesias e em que momento se interessou pela temática ambiental?

 - Escrevi minhas primeiras poesias na adolescência. Encantei-me com a causa ambiental de forma particularíssima, quando participei de um Seminário sobre a MATA ATLÂNTICA, na cidade de São Paulo, em cuja oportunidade tomei consciência do mal causado a esse ecossistema. Hoje, praticamente, em quase tudo que faço, entra a defesa do meio ambiente.

- Que é ecopoesia?

-  De agora em diante, vou dizer que ECOPOESIA (eco – terra / poesia – da emoção) é resultado da convicção e da necessidade de preservar o meio ambiente, valendo-se dessa profunda forma de expressão que é a mesma poesia ou entendida como o transbordar de sentimentos e emoções que encantam, fascinam, enlevam. Poucas coisas como a poesia equivalem à grandeza do meio ambiente.

- Qual é o compromisso que os poetas devem ter com o meio ambiente?

- O compromisso dos poetas consiste em usar sua arte poética no sentido de promover a defesa do meio ambiente. Encontro na Constituição Brasileira uma boa resposta:  “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

- É fácil escrever poemas sobre a temática ambiental?

- Partindo do pressuposto que o poeta nasce poeta (ao contrário do versejador que aprende a fazer poema) e que, o que resulta do que escreve vem de inspiração provada não é difícil escrever poemas ambientais.

- Quais são as expectativas que tem do VI Festival Mundial de Ecopoesia?

-          Todas, quero entender até o fundo o que significa ser um ecopoeta.

- Que outras atividades exerce em favor do meio ambiente?

-  Até bem recentemente, presidi o “Instituto Terra da Gente”, uma ONG ambiental que ensejou realização de três eventos, com expressiva participação. Escrevo com frequência sobre o tema. Em parceria com uma ONG da qual me aproximei recentemente, estamos planejando cursos de Educação Ambiental para jovens e adultos. No Ministério Público, coordenei o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (do patrimônio histórico e artístico), por cinco anos. Publiquei em livros: Manual do Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Meio Ambiente (com palestras de um dos eventos). Minha dissertação de Mestrado, (ver http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp104923.pdf) foi sobre meio ambiente.
É um tema que não podemos deixar para depois.