domingo, 6 de outubro de 2013

MISSA, UMA GRANDE ORAÇÃO

Quem disse que rezar é fácil? Não é.  


Há aquelas pessoas que durante o dia desfiam inúmeras vezes as contas do seu rosário, outras que têm até mais de dois livrinhos de oração, desses que se encontram em livrarias religiosas, cheios das mais diferentes orações, para todos os ânimos possa alguém se encontrar; entre as folhas, ainda se conta uma infinidade de imagens de santos em cujo verso também se encontra alguma oração e lê/reza todas, todos os dias.

Ainda outras pessoas há que pegam sua Bíblia e leem capítulos seguidos, seguras de que estão a rezar. Ou consideram aquelas passagens evangélicas buscando associá-las com os acontecimentos da vida e ao fechá-la se dão por satisfeitas por terem rezado.

Pessoalmente, acho difícil rezar, mas considero a Missa o privilegiado e grande momento de oração. Toda pessoa que participa da Missa faz uma oração completa dai a necessidade de acompanhar cada palavra,  fazer muito pessoal, cada louvor, cada invocação, cada pedido, cada agradecimento.

O que é a Missa? Como ensina o Catecismo da Igreja Católica é a celebração da Eucaristia pela Igreja (todos nós), na qual se rememora a páscoa de Cristo, e esta se toma presente: o sacrifício que Cristo ofereceu uma vez por todas na cruz torna-se sempre atual: "Todas as vezes que se celebra no altar o sacrifício da cruz, pelo qual Cristo nessa páscoa foi imolado, efetua-se a obra de nossa redenção”.

Frequentemente, pergunto-me como é que estamos ou nos sentimos no templo, durante a Missa. Preocupados com a homilia que se vai tornando demasiado longa... Se o filho que ficou em casa está bem... Se... Se... Quem sabe desejosos de que acabe logo, para ir logo embora.

Do em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ao Graças a Deus, cada palavra tem profundo significado que importa descobrir. É preciso sentir-se a hóstia viva que se imolará no altar com Jesus. É preciso ter consciência de que a presidência da celebração que cabe ao sacerdócio em virtude do que, ele é quem profere cada leitura, deve ser seguida com piedade, deve ser repetida no íntimo, cada manifestação há de ser como de pessoa que se encontra com outra pessoa e que ao se dirigir a ela, pensa o que diz. Ficamos frente a frente com o Senhor. Não percamos a graça de tão particular aproximação.


Pode reparar, com certeza você vai concordar comigo: assistir a Missa é proferir uma grande oração.