sexta-feira, 7 de junho de 2013

DIGA NÃO À PEC 37


ESTÃO QUERENDO AMORDAÇAR O MINISTÉRIO PÚBLICO.

Brasil! República Federativa formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Estado Democrático de Direito erige os Poderes e especifica suas competências: o Legislativo incumbe de elaborar leis, o Executivo, de administrar os bens públicos, destinando-os, na forma da lei. Cabe ao Poder judiciário examinar conflitos mediante processo e proferir decisão imparcial.

Como fim de tudo, visa efetivar seus Princípios Fundamentais e Constitucionais: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, a livre iniciativa e o pluralismo político. (Art. 1º).

O Poder não é de quem o detém, seu exercício é um mandato, requer reputação ilibada, competência e amor ao outro. É desviado. Todos os dias, vêm à tona, descobertas das mais diferentes mazelas, desvio de verbas de obras inadiáveis, escolas, hospitais e outros serviços, sem explicação que se aceite.

Soa a hora de definir responsabilidades. Para tanto, uma Instituição se tem revelado coerente com sua destinação constitucional, é o Ministério Público: instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. (Art. 127).

Tarefa de tal relevância importa em promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. (Inc. III, art. 129).

O MP leva a sério tal tarefa. À exaustão, investiga e mediante ações penais e/ou de improbidade administrativa tem levado agentes públicos  a julgamento perante os tribunais.

Maus parlamentares, como diz o ditado, vendo a barba do vizinho arder,  apressaram-se em dar jeito de por as suas de molho. Encontraram saída no poder de legislar que detêm: vamos tirar do Ministério Público o poder de investigação, só as Polícias poderão fazer isto. Subterfúgio desprezível, marcha-ré nos ainda frágeis, mas permanentes passos que o Brasil vem dando em favor da moralização e do fazer valer o Direito, punindo também malfeitores do “colarinho branco”.

Para tanto, tramita no Congresso Nacional a proposta de emenda à constituição – PEC 37 – verdadeiro tapa na cara da Democracia, jogar no lixo uma das maiores conquistas da Nação que tem o Ministério Público na mais alta conta e a ele recorre sempre, até, quando este Órgão por não ser de sua atribuição, não dispõe do analgésico que precisa para lhe aplacar a dor.


 Publicado na Revista Vitória,
junho 2013.