segunda-feira, 1 de abril de 2013

O NOVO PAPA

Escrito no dia da posse.

Papa Francisco
O novo ocupante da cátedra de Pedro encanta o mundo inteiro pela simplicidade demonstrada e assim comprova a veracidade das bem aventuranças, denominadas projeto para um novo reino, com ênfase na primeira delas: bem aventurados os que têm coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus.

Tal qual o poverello de Assis e inspirado na sua vida, o novo Papa se chama Francisco. Denota sua opção, não excludente, pelos pobres, firme determinação na libertação dos oprimidos, o que, contudo, não é  ideia que se inaugura com seu pontificado, visto que a Igreja de há muito tem procurado caminhar por esta senda.

Francisco se revestiu do branco que caracteriza a veste papal, mas não nega que vai conservar por dentro a batina surrada, ou as vestes simples de um Cardeal despojado que preparava pessoalmente suas próprias refeições e andava de metrô, ao invés de em um carro que se consideraria à altura de sua função.

Em sendo dia do pai putativo de Jesus, na homilia, tão breve quanto ainda mais profunda, enfatizou o papel desempenhado por S. José no seio da Sagrada Família: daquele que cuida. Cuidar traduz ação primorosa, debruçar-se sobre, curvar-se ante, ajoelhar-se perante, é ação que envolve todos os detalhes requeridos no sentido de que, quem for objeto de tal cuidado, permaneça absolutamente ileso dos perigos, dos males de tudo que se possa traduzir no menor ai. Evocou o meio ambiente que agoniza em consequência da nossa falta de cuidado.

Sorriso simples, acolhedor, semblante afável, gestos comuns a qualquer dos demais mortais, não significando que se exclua que qualquer dia, entre os próximos, erga os braços para saudar as multidões como se quisesse ao mesmo tempo, envolver todos num único abraço.

Trata-se do mais alto posto na hierarquia da Igreja. Trata-se de suceder Pedro, portanto, ter como Pedro a coragem de escolher morrer crucificado e de cabeça para baixo, para diferençar do Mestre.

Lembrou que ao constituir Pedro como pedra sobre a qual ergueria sua Igreja, Jesus acrescentou, apascenta meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Eis seu programa.

Consciente de sua tarefa, Francisco se expõe aos olhos do mundo como homem e frágil, quando pede: rezem por mim. Sabe de suas necessidades e que só mediante a oração é possível obter graças indispensáveis a qualquer vida.

O Brasil presenteou o Papa com uma imagem barroca de Nossa Senhora, cada brasileiro pode invocá-la todos os dias pedindo sua intercessão em favor dele.

Dia de São José,  da posse de Francisco.