segunda-feira, 19 de agosto de 2019

CONVITE À ALEGRIA


Não podemos dizer que o convite à alegria é exclusivo do cristianismo. Mas, o convite a ser alegres é, quase exclusivamente, do cristianismo. É uma sua característica.
Pe. Virgínio Rotondi
Fundador do Movimento Oásis

A mensagem cristã é, de fato, considerada – e bem – uma mensagem de alegria. Quando o Anjo falou aos pastores, disse: “Anuncio-vos uma grande alegria”. A vinda de Jesus ao mundo significou o aparecimento de uma grande luz, luz de alegria, porque luz de esperança, de libertação.

Também o mundo tem um seu convite à alegria; mas, se estivermos atentos, damo-nos conta de que o convite do mundo é, muitas vezes, um convite ao prazer, à riqueza, ao domínio. Aqueles que respondem ao convite do mundo, apesar de poderem obter o que procuram, não lhes são reconhecida alegria, isto é, o contentamento da alegria profunda da alma. O mundo, de fato, é triste; os homens, no mundo, são tristes, embora vivam no meio do brilho das luzes, nos atropelos da multidão e no barulho, mais ou menos, estonteante.

É possível a alegria para quem parece mergulhado na condição de não poder alegrar-se por causa dos sofrimentos físicos e, sobretudo, morais? Para quem sofre por estar só, se sente inútil, ou se sente um empecilho? É possível!...

Jesus ilumina o mistério do sofrimento e transforma-o em mistério de alegria: chega a transformar o sofrimento numa misteriosa e verificável alegria. Não se está só, quando se está com Cristo. Não se é inútil, quando Ele e com Ele estamos na Cruz para redimir, para salvar, para santificar.

À volta de certos leitos, muitas vezes, encontra-se uma pequena multidão que procura luz e conforto.

Já tive oportunidade de fazer referência ao Apostolado do sofrimento; aí, encontrei almas sofredoras que sabem estar serenas, que sabem sorrir e chegam, muitas vezes, a ter, quase, pena que o sofrimento diminua porque sabem bem a quem imitam sofrendo, a quem se associam: Cristo Salvador.

O cristianismo realiza este milagre.

Enquanto vivemos no tempo e caminhamos por um caminho doloroso, podemos encontrar motivos válidos para estar serenos, atingindo, até, uma verdadeira, ainda que misteriosa, alegria.

Depois da vida temporal, virá a alegria sem limites, sem fim: a alegria de Deus.

 Pe Virginio Rotondi 
"Ascolta si fa sera"