domingo, 27 de janeiro de 2019

BRUMADINHO: O QUE QUEREMOS?



Propagação da lama
Tristeza é isto, estarmos sofrendo consequências da irresponsabilidade do mal cumprimento do próprio dever por parte antes de tudo da humanidade egoísta e indiferente que constituímos, se estamos bem e  nem precisa de tanto para a maioria, chegamos a ser capazes de nos entregarmos ao comodismo. "Tô numa boa, o resto que se dane".

Em seguida,  desses órgãos ambientais, cujos funcionários (pode ser pela falta de recursos e meios de ação, não excluo) que não vigiam ou se deixam corromper pelo dinheiro da ganância, que recebem como propina, das empresas que carecem de vistorias frequentes e diferentes licenças ambientais para funcionar sem que tenham para tanto, as necessárias condições. 

O capital é o deus que adoram. O lucro é a grande meta, expondo a saúde, a vida de milhares de pessoas cujos ancestrais já se encontravam onde elas (as empresas) vêm se instalar e permanecem sem a necessária vigilância a encher os bolsos, pouco se importando com o que for, ou com quem quer que seja. O egoísmo é um mal que não tem tamanho.

Muito bem, a Vale só de início já teve seis milhões de reais bloqueados para reparação de danos, parece muito, mas não é nada porque não repara a dor da morte, quem passa por tanto aperreio não pode esquecer. Pode ficar traumatizado pelo resto da vida e passar tal sentimento para a inteira família. Aprendi que quando há crime é necessário examinar minuciosamente a conduta de quem o praticou.  E deve ser buscado o contexto em que se deu ou quem concorreu para ele. A isto se chama coautoria, deve, portanto responder criminalmente pela sua concorrência criminosa, pelos males causados, quem deixar de cumprir o seu dever na forma da lei. Funcionários omissos comprometem a administração pública e a máquina estatal desanda, emperra e não há progresso. 

É unanimidade entre as pessoas que pensam, concordo totalmente com elas, que a falta de educação compromete tudo. Criança, adolescente, jovem, deve estar na Escola. A lei da educação tem que ser posta em prática, os professores devem estar motivados para o trabalho, sem que tenham de se subtraírem a ele com pensamentos que geram tanta preocupação, muitas vezes  a começar por interrogações como: será que o salário vai dar para passar o mês? Pior ainda quando está atrasado. 

O salário não se pode constituir em motivo de desentendimentos familiares. Um filho nunca deveria ver seus pais discutirem, quanto mais as mães sofrerem violência por parte de homens que pensam que elas são propriedade deles e não companheiras de suas vidas.

Para que as coisas deem certo, sociedade e família, é preciso que tudo esteja em seu lugar. Muitos desses poderosos que ai estão, possivelmente, jamais foram treinados para ser gente, para respeitar a dignidade alheia, saber que onde quer que estejam, tem quem está em sua volta e não lhe deve subtrair o espaço.

Barbaridade! as cicatrizes criadas pelo desastre de Mariana ainda estão abertas e a Vale é responsável, porque a Samarco é só um braço dela, e novas feridas foram aberta com o caso Brumadinhos MG. Mais uma vez a Vale a Vale como responsável.

Valha-nos Deus, valha-nos sim, mas não basta apenas o clamor deste grito, Deus quer seus mandamentos respeitados, quer que nos amemos uns aos outros como somos por Ele amados. Sem Ele nada somos, nada podemos, nada valemos. 

Ou nos unimos ou findamos por ir todos “para o brejo”. É isto que queremos?