quarta-feira, 13 de setembro de 2017

ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO?

Às vezes nos surpreendemos querendo encontrar a causa de tantos males que acontecem e que atingem a todos. Sim, não é que quando alguém particularmente é atingido por algum mal e sente a dor das consequências, fiquem com ele. 

Se podemos dar graças a Deus porque nem nós, nem ninguém da nossa família foi particularmente atingido pela violência tão intensa que esta por ai, p. ex. não é verdade que  estejamos imunes e não só porque em nosso corpo nada chegou.

O grande mal é o pecado. Pe Angelo Comastri escreveu: a narrativa do pecado de Caim  - que matou o irmão Abel – tem o sabor azedo do primeiro fruto do pecado de Adão, de fato apartando-se de Deus o homem se aparta do homem. Surge a violência. Foi ai que se consumou o primeiro fratricídio. E Deus pede conta do irmão ao irmão; onde está Abel seu irmão? (Gen  4,9)

E Deus então é constrangido a gritar ao homem toda a hediondez do seu pecado “que fizeste? A voz do sangue do teu irmão, grita do solo por mim. Seja maldito longe da terra que por obra das tuas mãos, bebeu sangue do teu irmão.

O pecado de Caim é representação de todo pecado que de uma forma ou de outra cai por terra e macula esta terra.

Como Nossa Senhora, tenhamos horror ao pecado, peçamos a Ela que nos ajude a reconciliar-nos com Deus, por uma boa confissão e não queiramos contribuir para os males que acontecem e muito menos para que se propaguem.