FILOSOFIA PARA QUEM GOSTA
Pela
sua experiência diária, você pode dizer que dentro de uma sociedade existem
determinações gerais estabelecendo as normas de conduta dos cidadãos.
A vida da
pessoas em sociedade é orientada por uma série de normas estabelecidas pelos
costumes ou pelas leis. Obedecer estas normas é dever de cada indivíduo que
vive dentro da sociedade.
Você pode
concluir que um indivíduo receberá sanção por não cumprir determinada norma.
Dentro de uma
sociedade, os indivíduos devem submeter-se às determinações gerais inspiradas
na verdadeira justiça, para que haja entre eles um entendimento baseado no
respeito mútuo, onde o direito de um constitua o dever do outro.
Portanto você
conclui que as normas da sociedade interferem na vida de cada indivíduo. As
normas sociais interferem na vida dos indivíduos, determinando-lhes os deveres
a serem cumpridos. O indivíduo pode obedecer a esses deveres consciente do
significado dos seus atos, ou sem refletir sobre o exato valor dos mesmos.
O homem
alienado, por exemplo, não reflete sobre suas atitudes. Ele tanto pode aplaudir
uma norma inclinando-se para um fanatismo, como discordar com tendências
igualmente fanáticas. Ele, portanto, não é capaz de adotar uma visão critica
moderadora.
O alienado ou
permanece num passado que já não se enquadra à nova realidade ou sonha com
mudanças futuras impraticáveis.
O que ele
nunca faz é olhar o presente com os seus próprios olhos.
Ao contrário
do alienado, o homem consciente da sua existência reflete sobre o sentido dos
seus atos. Obedece às determinações gerais, mas sempre procura aprimorá-las.
Você pode
dizer que não haveria progresso na sociedade se não existisse aprimoramento dos
costumes e das leis.
Você pode
dizer ainda que uma sociedade interessada em seu progresso e em sua evolução
necessita de indivíduos conscientes.
Não existe
sociedade tão perfeita a ponto de não precisar mais evoluir. É por isso que uma
sociedade necessita de indivíduos conscientes, cujas atitudes não estejam
enquadradas no comportamento vulgar e estereotipado, de indivíduos que se
apaixonem por grandes causas e que sonhem com mudanças, de indivíduos que, no
dizer de Erich Fromm, sejam capazes de compreender que:
"A finalidade
da vida é vivê-la intensamente, nascer plenamente, estar plenamente desperto. E
emergir das idéias de grandiosidade infantil, para adquirir o convencimento de
nossas verdadeiras ainda que limitadas forças; ser capaz de admitir o paradoxo
de que cada um de nós é a coisa mais importante no universo e, ao mesmo tempo,
não mais importante do que uma mosca ou uma folha de grama. É ser capaz de amar
a vida e, não obstante, aceitar a morte sem terror; tolerar a incerteza sobre
as questões mais importantes com que nos defronta a vida e, não obstante, ter
fé em nossas idéias e nossos sentimentos, enquanto são verdadeiramente nossos.
É ser capaz de estar sozinho e, ao mesmo tempo, sentir-se identificado com uma
pessoa amada, com todos os irmãos deste mundo, com tudo o que vive; seguir a
voz da consciência, essa voz que nos chama, porém não cair no ódio de si mesmo
quando a voz da consciência não seja suficiente: forte para ser ouvida e
seguida. A pessoa mentalmente sadia é a que vive pelo amor, pela razão e pela fé,
e a que respeita a vida, a sua própria vida e a do seu semelhante".
MARTIN HEIDEGGER
Nasceu em Messkirch,
na Alemanha. em 1889. Iniciou seus estudos em colégio Jesuíta e, mais tarde,
estudou Filosofias Teologia. Foi discípulo de o de Edmund Husserl, do qual
recebeu muita influência. Em 1923, foi nomeado professor de Filosofia na
Universidade de Marburgo e, em 1928 sucedendo a Husserl lecionou na
Universidade de Friburgo, onde permaneceu até 1946. Faleceu em 1976 em sua
cidade natal. Suas principais obras são: O Ser e o Tempo, Da Essência do
Fundamento, Carta sobre o Humanismo etc.
Idéias: Para
Heidegger, existir é encantar-se no mundo. Pois o homem, como ser finito, passa
a residir na sua própria essência. Mas, pelas próprias limitações de
encontrar-se no mundo e no tempo, o homem experimenta a impossibilidade de
realizar-se plenamente, a não ser na morte. Existir, portanto, é viver para a
morte. Devemos ser autênticos para compreender a significação da existência. Se
não soubermos ser autênticos e compreender nossa existência, seremos levados ao
nada. E o nada leva à angústia.
EDMUND HUSSERL
Nasteu na
Morávia, em 1859. Estudou Matemática e Filosofia na Universidade de Viena.
Iniciou sua carreira de docente nas universidades de Halle e Gotinga, transferindo-se
depois para a de Friburgo. Husserl propõe-se a formular uma nova ciência, a
Fenomenologia. para servir de fundamento à Filosofia, como ciência pura e
rigorosa. Suas principais obras são: Investigações Lógicas, ideias para uma
Fenomenologia pura e Filosofia Fenomenológica etc.
Idéia.:
Husserl orienta sua teoria para uma volta à Intuição originaria das coisas e
das ideias. Explica essa intuição originária através de um exemplo matemático:
constata, por exemplo, que se podemos representar intuitivamente três ou quatro
objetos, não podemos intuitivamente representar mil; podemos somente pensar
nisso. Para Husrerl, a intuição originária é a percepção real que temos de um
objeto, pois o pensamento só faz visar o objeto com uma intenção vazia.
JEAN PAUL SARTRE
Escritor e filósofo francês,
nascido em Paris em 1905. Foi professor de filosofia (1931-1945). Recebeu
influência da filosofia existencialista de Martin Heidegger. Em 1964, recusou o
Prêmio Nobel de Literatura, que lhe fora outorgado. A influencia de Sartre no
pensamento moderno continua com uma forma vigorosa. Ele exemplificou sua
filosofia existencialista, literariamente, em uma série de obras que exerceram
influência mar cante no pensamento e na literatura internacionais. Entre elas
podemos citar: A Nausea, O Muro, Mortos sem Sepulturas, O Diabo e o Bom Deus.
Critica da Razão Dialética etc.
Idéias: Para
Sartre, a existência precede a essência, isto é, a herança biológica do
indivíduo não determina o seu destino que é construído por suas próprias decisões;
não existe uma natureza humana, mas indivíduos que constróem seus projetos
existenciais, dentro de seu próprio mundo circundante e dentro de sua própria
liberdade de ação.
Questionamento:
1. Qual o
valor das normas sociais para nossa vida? Comente.
2. Se não
existisse aprimoramento dos costumes e das leis, não haveria progresso na
sociedade. Qual o papel da historia e da filosofia na evolução do homem?
Comente.
3. Comente a
frase de Heidegger: "O homem
experimenta a impossibilidade de realizar-se plenamente, a não ser na
morte."
4. O que
Sartre quer dizer com: "a existência precede a essência."