quinta-feira, 20 de junho de 2013

PACIFICAMENTE, EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS




O espetáculo de cidadania protagonizado ontem, por um povo civilizado nas ruas, atesta a verdade: não verás nenhum país como este! Povo que entendeu que a melhor arma é a Paz e saberá retirar dela, outros recursos e as outras armas das quais necessita para vencer a batalha iniciada.

Viva nossa pátria, viva o Brasil e que os brasileiros vivam com dignidade, tendo todos os seus direitos preservados.

Do que disseram os manifestantes, dos seus depoimentos em frases curtas, colhe-se a certeza da consciência de que estão possuídos e da responsabilidade pelo que fazem: é preciso entender que a melhor arma é a paz; não é com vandalismo que conquistamos nossos direitos e outros.

Outros no mesmo tom, mas ainda outros, deveras controversos, carentes de melhor instrução. Tipo: vamos mostrar que quem manda é o povo.  A primeira vista, absolutamente certo, quem manda é o povo. Esse poder de mando, contudo, tem regras a ser seguidas, o povo não manda pura e simplesmente ou sem o devido respeito à ordem democrática.

Todo povo-nação há se pautar mediante a palavra que dita a Constituição do seu país e toda Constituição de regimes democráticos, em outros termos ou explicitamente, como na nossa, prevê: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Por meio de representantes eleitos, por meio do voto, aquele que não tem preço, mas tem consequências, quando é vendido, quando é um direito mal exercido, que não liberta e mantém cabeças eternamente curvadas diante de poderosos eternos. 

E quando a Constituição também prevê que o poder do povo é exercido diretamente, acrescenta, nos termos desta Constituição, ou como se lê no capítulo dos Direitos Fundamentais: Art 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, ..., sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. Ou seja, na forma fantástica que aconteceu ontem, uma falange de brasileiros, em nome da dignidade, em paz, até vestidos de branco. Os vândalos ai não se incluem.

É preciso ler e assimilar a mensagem que vem das ruas, os que exercem poderes delegados não contrariem seus outorgantes. Não à PEC 37 que inibe o agir do Ministério Público, que se cumpram as penas impostas aos condenados pelo STF, mais atenção para as causas que afligem de morte nossa gente: saúde, segurança, educação.

Marlusse
11:29 18/06/13