sábado, 24 de novembro de 2012

QUEM MANDA?


NÃO É O PREFEITO QUEM MANDA OU INDEPENDÊNCIA E HARMONIA  

Não raro deparamos com pessoas que pugnam pela falta de sentido do Poder Legislativo a começar pelas Câmaras Municipais. Sugerem que se acabe com a instituição, desconhecem que num regime republicano, e por isto prevê a Constituição Federal: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. (Art. 2º).

O Legislativo é um dos três poderes, aos Vereadores compete legislar sobre assuntos que a própria Constituição Federal reserva ao âmbito dos municípios. Não é possível extinguir Câmaras Municipais sem que pudéssemos fazer o mesmo com as assembleias legislativas, com a câmara federal e com o senado.

Uma Câmara Municipal tem papel relevante. Significa que os Srs. Edis, seus componentes, devem-se pautar à altura da atribuição recebida. É um poder diferente do Executivo. Temos apenas um prefeito, mas no mínimo nove vereadores, pelo que, este se constitui numericamente, no mais representativo dos três.

Ainda se vota por simpatia, por compadrio, mediante venda do que é a maior expressão de liberdade de um povo, o voto, e para legislar, o que cria obrigação para todos. Ao Poder Legislativo compete a fiscalização do Poder Executivo, em caso de desvios, pode julgar e até cassar um prefeito.

As eleições municipais realizadas no mês passado reconduziram ou levaram novos integrantes ao Poder Legislativo. É comum que neste tempo comecem as articulações sobre a ocupação dos diversos cargos, máxime o de Presidente. E eis como é ao menos muito triste, constatar-se a falta de independência com que se movimentam alguns (a maioria ou todos os Vereadores? – a seu tempo, deputados e senadores?) quando atribuem ao Prefeito (governador, presidente) o que consideram sem ser, verdadeiro direito de apontar o nome de quem quer ver na cobiçada cadeira.

Li com a tristeza mencionada, declaração do mais votado, numa abordagem sobre sua pretensão de ser Presidente da Câmara, quando respondeu que a escolha é do Prefeito.

Senhores Vereadores, o povo os elegeu como integrantes de um poder constituído. O que lhes compete é observar a harmonia indispensável para alcançar os objetivos da Nação, jamais, renunciar a independência que lhes recomenda, oferecendo meios para exercê-la em plenitude.

Diga o Poder Legislativo o que é. Acabe com a vontade de quem quer acabar com as Câmaras Municipais. Comece com o demonstrar que ali, não é o Prefeito quem manda.
 
Publicado em A GAZETA 16/11/2012.